Um posto de combustíveis foi interditado em Jaguaruna, na região sul de Santa Catarina, por funcionar sem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outro teve uma bomba de etanol interditada por produto fora da especificação.

Continua depois da publicidade

As infrações foram descobertas ao longo desta semana, durante uma força-tarefa da agência que fiscalizou o mercado de combustíveis em 11 municípios da região: Criciúma, São João do Sul, Sombrio, Ermo, Araranguá, Balneário Gaivota, Maracajá, Tubarão, Gravatal, Jaguaruna e Içara. Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda, do Procon e do Inmetro participaram da ação.

Foram fiscalizados 27 estabelecimentos, entre postos de combustíveis, TRRs (Transportador-Revendedor-Retalhista, que comercializa diesel e óleo combustível) e pontos de abastecimento. Um total de 25 autos de infração foi lavrado, grande parte por bombas de abastecimento em estado precário, fora das normas definidas pelo Inmetro. Também houve autuações por inadequação da informação de preços praticados.

Segundo a assessoria da ANP, Santa Catarina tem 2.128 postos de combustíveis e o consumo de gasolina cresceu 1,4% no estado, entre janeiro e agosto deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade