Além de um novo recomeço para alguns e a continuidade para outros, a virada de ano por vezes levanta um questionamento: o ano vai ser bissexto? Por isso, explicamos aqui quais são todos os anos bissextos, além de explicar qual é a origem e a razão desse dia a mais no mês de fevereiro a cada 4 anos.

Continua depois da publicidade

Como esse texto, você descobre a história dos calendários e como funcionam os anos bissextos em nosso planeta e em outros lugares do sistema solar. 

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é o ano bissexto?

Primeiramente: o ano bissexto é uma convenção criada para ajustar o ano civil com o ano solar. De acordo com Cristiana do Carmo Teixeira, especialista em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o problema vem do fato de que a translação da terra em torno do sol tem 5 horas, 48 minutos e 27 segundos a mais que o calendário.

Continua depois da publicidade

Portanto, a cada 4 anos se fecha um ciclo de 24 horas sobrando. Esse dia precisa ser alocado em algum momento do ano, dando origem, assim, ao ano bissexto, onde temos no calendário o dia 29 de fevereiro.

Se não usássemos os anos bissextos, os efeitos no longo prazo seriam devastadores, pois a posição da Terra com relação ao sol define as estações do ano. Dessa forma, ao longo de 327 anos sem ano bissexto, o hemisfério sul estaria no mês solar de março, enquanto o calendário está em julho.  

Quais anos são bissextos?

De acordo com o conceito, os anos bissextos desde 2000 até 2050 foram ou serão:

Continua depois da publicidade

  • 2000
  • 2004
  • 2008
  • 2012
  • 2016
  • 2020
  • 2024
  • 2028
  • 2032
  • 2036
  • 2040
  • 2044
  • 2048

Uma boa maneira de saber quais anos são bissextos é só observar quais eventos acontecem nesse período. Por exemplo, os jogos olímpicos de verão e as eleições municipais no Brasil são sempre quando o fenômeno acontece. 

História dos anos bissextos

De início, algumas pessoas podem imaginar que o ano bissexto é algo que remete à idade média ou até mesmo ao período moderno.

No entanto, para entender o histórico, é necessário voltar aos períodos dos calendários da Roma Antiga.

Continua depois da publicidade

Primeiros calendários romanos

Primeiramente, o calendário inicial da civilização romana foi criado por Rômulo. O fundador dividiu o ano em 10 meses, totalizando 304 dias, iniciado do dia do equinócio de primavera. Desse modo, eram excluídos os dias que estavam entre o fim do calendário e o próximo equinócio.

Portanto, o sucessor de Rômulo, Numa Pompílio, criou um novo calendário de 12 meses, em um total de 355 dias. Contudo, o governante colocava um mês a mais a cada 2 anos para coincidir com o calendário solar.

Calendário Juliano

Posteriormente, no ano de 45 a.c, o astrônomo Sosigenes foi chamado pelo imperador Júlio César para alinhar o calendário romano com o ano solar. Neste contexto, foi criado o ano comum. O estudioso estabeleceu 365 dias e 12 meses, sendo divididos entre 30 ou 31 dias.

Continua depois da publicidade

A princípio, o ano bissexto era a cada 3 anos, mas o erro foi percebido cerca de 30 anos depois. Esse equívoco foi corrigido com a supressão dos bissextos por 15 anos. O governante seguinte, Augusto, colocou o dia adicional depois do dia 24 de fevereiro.

Calendário Gregoriano  

Já no período da idade moderna, no ano de 1582, o Papa Gregorio reorganizou as datas e passou o dia bissexto do dia 24 para o dia 28 de fevereiro. Além disso, o pontífice determinou que o calendário pulasse do dia 4 de outubro para o dia 15 do mesmo mês.

De acordo com Cristiana do Carmo Teixeira, essa mudança traz efeitos práticos na forma como vemos certos eventos do passado. A chegada dos portugueses no Brasil em 1500 deveria ser relembrada como no dia 3 de maio, e não no dia 22 de abril. 

Continua depois da publicidade

Anos bissextos em outros planetas

A saber, a Terra não é o único planeta que tem o fenômeno de anos bissextos.

Além daqui, Marte também é outro lugar onde isso pode ser observado, pois o planeta leva 668,8 dias marcianos para dar a volta em torno do sol. Portanto, dentro de um período de dez anos, nosso vizinho vermelho tem 4 anos com 668 e 6 anos 669 dias.

Leia também

Ano bissexto: como registrar quem nasce em 29 de fevereiro 

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil