O feriado de Corpus Christi promete movimentar milhares de fiéis com decoração de tapetes, missas e procissões em todo o Vale do Itajaí. Em Blumenau, os tapetes elaborados pelas pastorais da Catedral São Pedro Apóstolo começam a ser montados às 5h de quinta-feira, quatro horas antes da missa com o bispo diocesano Dom Rafael Biernaski. Após a celebração, os fiéis saem em procissão por quatro ruas do Centro. Outras 30 comunidades paroquiais também devem promover celebrações de Corpus Christi no município.
Continua depois da publicidade
Há 45 dias, cerca de 100 pessoas se dividem na preparação dos materiais que vão compor os 500 metros de tapetes da procissão em Blumenau. O pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, padre João Bachmann, antecipa que o Ano da Misericórdia, proposto pelo papa Francisco, deve inspirar as celebrações e manifestações de fé de hoje e também estará presente nas imagens retratadas nos tapetes.
– O dia de Corpus Christi é uma data para a manifestação pública da fé a Jesus. Nesse dia, Cristo é levado para fora da igreja, pelas ruas da cidade, com o sinal visível de que há manifestação de pública de fé à presença de Cristo – pontua o padre.
Em Itajaí, 19 tapetes de serragem colorida serão preparados desde cedo pelos membros das pastorais da igreja para a procissão que ocorre logo depois da missa, marcada para as 15h na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro.
Em Gaspar, a exemplo dos anos anteriores, os tapetes de serragem darão lugar a outros materiais como tecidos e pinturas. No entanto, nas laterais dos tapetes ao longo do quase um quilômetro da procissão, a comunidade poderá deixar alimentos e agasalhos que serão doados para pessoas carentes.
Continua depois da publicidade
PROCISSÕES NO VALE
Blumenau
? 5h: início da preparação dos tapetes
? 9h: missa com o bispo diocesano Dom Rafael Biernaski na Catedral São Paulo Apóstolo
? Em seguida: procissão pelas ruas Padre Jacobs, Curt Hering, Paul Hering e XV de Novembro, retornando à catedral, onde haverá apresentação da banda do 23º Batalhão de Infantaria (BI).
Gaspar
? 6h: posicionamento dos tapetes preparados antecipadamente
? 9h: missa na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
? Em seguida: procissão pelas ruas São Pedro, São José, Vereador Augusto Beduschi, Coronel Aristilaino Ramos e São José, retornando à igreja.
Timbó
? 5h: confecção dos tapetes
? 8h: celebração na Igreja Matriz Santa Terezinha
? Em seguida: procissão na praça em frente à igreja.
Pomerode
? 7h: confecção dos tapetes
? 9h30min: missa na Igreja Matriz São Ludgero
? Em seguida: procissão em volta da igreja
Rio do Sul
? 6h: confecção de tapetes
? 9h: missa na Catedral São João Batista
? Em seguida: procissão pelas Rua São João, Alameda Aristiliano Ramos, Rua Sete de Setembro, Travessa Luís Piazera e retorno pela Rua São João.
Itajaí
? 8h: confecção dos tapetes
? 15h: missa na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro
? Em seguida: procissão sobre os tapetes em volta da praça