Anna Maria Harger faz parte da história educacional em Joinville. Em 1926, aos 34 anos, quando veio de Florianópolis para Joinville, instalou-se na cidade para criar uma escola de datilografia, a Remington Official. Um ano depois, nasceu o que é até hoje uma das escolas mais tradicionais da cidade, o Instituto Bom Jesus.

Continua depois da publicidade

Em 1927, ele ficava na rua 9 de Março e, depois da desintegração da Escola Alemã (Deutsche Schule), criada em 1866, ele passa a ocupar o espaço na rua Princesa Izabel. A história da escola idealizada por Anna teve outra mudança significativa no futuro: em 1968, foi incorporada como propriedade da Comunidade Evangélica de Joinville, que a mantém até os dias de hoje.

Filha de um ex-pastor evangélico que deu aulas aos filhos do empresário Carl Hoepcke, Anna teve visão para criar uma escola de referência fora da Capital, que oferecia inclusive a opção de internato.

Por muito tempo, Anna morou na antiga pensão Mathes e, anos depois, passou a cuidar da mãe, que estava em idade avançada. Praticamente sozinha em seus empreendimentos, inteligente e com uma personalidade marcante, ela enfrentou preconceitos na sua época por ser uma mulher imersa em projetos altamente profissionais.

A Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização também trouxeram dificuldades para Anna, que chegou a escrever para o então presidente Getúlio Vargas, fazendo um apelo depois de tantos inquéritos e investigações na instituição por causa da língua alemã.

Continua depois da publicidade

Com o crescimento da escola, Anna Maria chegou a adquirir uma fazenda, na região de Pirabeiraba, para a produção de alimentos de subsistência. Além disso, era uma apaixonada por natureza, adorava plantar e criar galinhas. Hoje, este local é bem conhecido por todos os joinvilenses como Ancionato e Hospital Bethesda.

Vivendo para o ensino, Anna nunca se casou. Depois que a comunidade luterana assumiu o Colégio Bom Jesus, Ana deixou de ser diretora da escola, e uma história de décadas de relação terminava. Anna Maria Harger foi a responsável por criar um novo parâmetro da educação na época. Cada criança educada hoje em Joinville deve um pouco a esta mulher que proporcionou à cidade um salto no aprendizado.

Anna faleceu em 16 de outubro de 1971, aos 79 anos, morando na rua Timbó, na casa que era de seu irmão.