Você sabe como suas roupas são feitas ? Então pergunte! Há um ano um desabamento em um dos pólos de moda de Bangladesh causou a morte de mais de mil trabalhadores, deixou aproximadamente duas mil pessoas feridas, além de muitas crianças órfãs. Hoje, um ano depois é lançado o Fashion Revolution Day, criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos.

Continua depois da publicidade

Foto: Arquivo pessoal/ Luis Felipe Di Mare

O dia 24 de abril passa a ser uma data de celebração da mão de obra humana. Os idealizadores independentes pretendem mostrar para o mundo a necessidade da transparência e do diálogo entre todos envolvidos na cadeia da moda, dos fabricantes aos consumidores. O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância de questionar onde, como, e por quem são produzidas as peças que chegam às lojas. Alguém pode estar pagando um preço alto, pelas roupas baratinhas que compramos por aí.

O manifesto acontece hoje via web, no mundo todo. Para participar, basta vestir uma peça de roupa do lado avesso e publicar fotos nas redes sociais com as hashtags #insideout #whomadeyourclothes e #fashionrevolutionday em suas redes. No Brasil, a ação ganhou uma fanpage oficial

Ação por uma moda mais justa, sustentável e honesta. Faça você também parte desse movimento!

Continua depois da publicidade

* Luis Felipe é colunista do Donna e atua no portal Cool Weaving, em Londres

Foto: Keiron O’Connor, divulgação