Florianópolis, Joinville e São Francisco do Sul irão receber o 4º Animaneco, maior festa do teatro de animação de Santa Catarina. O evento gratuito começa nesta sexta-feira (22) com duas exposições, cortejo de bonecos pelo centro da cidade e um espetáculo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Até 30 de abril, serão 17 espetáculos (32 apresentações) exibidos por grupos de oito Estados, do Distrito Federal e do Chile; além de cinco oficinas e três seminários. A programação pode ser acessada no site de um dos organizadores do festival.
A distribuição gratuita de ingressos para os espetáculos do evento acontece no site enjoy ticket. Serão disponibilizados 50% dos ingressos para reservas antecipadas e 50% serão distribuídos no dia de cada evento, uma hora antes do início da programação.
Quanto às oficinas, 100% das vagas podem ser reservadas. A organização do festival pede que cada ingresso seja trocado por 1kg de alimento (não é obrigatório), que depois será doado ao programa Mesa Brasil SESC.
Continua depois da publicidade
Abertura em Joinville
Logo às 9h de sexta-feira, abrem duas exposições que mostram a variedade e o encanto que cercam o teatro de animação. No hall do Teatro Juarez Machado, “Bonecos do Mundo”, da mineira Conceição Rosiére, apresenta títeres vindos de outros países e confeccionados com técnicas e materiais distintos. Já “Teatro Feito à Mão”, no Centro de Eventos Alfredo Salfer, é uma exposição que permite ao público interagir com as criações de Sérgio Tastaldi, um dos maiores bonequeiros do Brasil.
Às 17h, um cortejo de bonecos sairá da Biblioteca Pública de Joinville levando muita animação ao centro da cidade. Será um convite, feito pelas próprias “estrelas do show”, para o público prestigiar a programação.
Logo na sequência, às 20h, o Teatro Juarez Machado recebe o primeiro dos 17 espetáculos da programação: “Monstros e Cia.”, da Cia. Talagadá, de Itapira (SP). A história trata de um menino hostilizado pelas outras crianças por sua aparência diferenciada. Ele decide fugir e encontra abrigo em uma casa velha e distante, onde acaba se identificando com seus peculiares moradores. O espetáculo é dedicado ao público infantojuvenil e trata de questões como preconceito e bullying de maneira lúdica e poética.
Ainda na sexta-feira, o primeiro dos três seminários do Animaneco terá largada às 13h30 no teatro do Sesc Joinville. Sob o tema “A influência de outras mídias no teatro de animação”, a mesa reunirá Camila Landon (OANI Teatro Val Paraiso, Chile) e Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte, Itajaí), com mediação do Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame (UDESC).
Continua depois da publicidade

Início do festival em São Francisco do Sul
A programação do 4º Animaneco começa no sábado (23), com a apresentação do espetáculo “Monstros e Cia.” no Cine Teatro X de Novembro, às 16h.
Grupos de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e até do Chile estarão presentes com seus espetáculos e oficinas, bem como nas mesas de debate dos seminários.
Serviço:
O quê: 4º Animaneco – Festival de Teatro de Bonecos.
Quando: De 22 a 30 de abril.
Onde: Joinville e São Francisco do Sul.
Quanto: Gratuito.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Leilão de obras em Joinville vai ajudar instituição que apoia pessoas em situação de rua
Motoristas de aplicativo em Joinville reclamam de mudança em corridas pela Uber
Edital de obra ao lado do rio Cachoeira, em Joinville, não atrai interessados