Dois animais, que acredita-se serem falsas-orcas, foram encontrados por pescadores em São Francisco do Sul. Os animais estavam encalhados no Canal do Linguado e precisaram ser retirados com a ajuda do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco e biólogos do Projeto Toninhas. A operação ocorreu na madrugada deste sábado.
Continua depois da publicidade
Os pescadores estavam retornando do mar, por volta das 18 horas de sexta-feira, quando acharam as orcas-falsas, espécie que habita águas profundas.
– É raro encontrar esta espécie na região, porque ela costuma viver muito longe da costa. Mas já houve casos parecidos de encalhe destes animais no Nordeste – afirma a bióloga Marta Cremer, do Projeto Toninhas.
A equipe de resgate só conseguiu fazer com que elas caíssem novamente no canal durante o pico da maré, já que elas tinham cerca de cinco metros de comprimento. Na manhã de sábado, o barco do Projeto Toninhas retornou ao local, mas os animais não foram mais vistos.
Continua depois da publicidade
Um dos animais foi visto morto na tarde de domingo. Já durante o início da noite ocorreu a operação para retirar os bichos do local.