Para celebrar o momento mais encantador do ano, o Projeto Toninhas/Univille lança um episódio especial de Natal da animação “As Aventuras da toninha Babi”, uma série infantil que aborda o universo das toninhas, o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil.
Continua depois da publicidade
O desenho, que na primeira temporada contou a viagem de Babi pelo litoral de Santa Catarina, desde a Baía da Babitonga até a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, se volta agora para o norte catarinense, retratando a área de vida da única população estuarina de toninhas no mundo.
O sucesso dos primeiros cinco episódios da série foi a motivação inicial para o lançamento, que deve ocorrer nos próximos dias. Tom Gonçalves, diretor criativo do Rizoma Estúdio, produtora da animação, comenta que novos episódios sempre foram assunto entre as equipes do Projeto Toninhas e do Rizoma.
De acordo com ele, o especial de aproximadamente três minutos e meio, que mostra os preparativos natalinos na Baía Babitonga, e é, também, uma celebração.
— No melhor estilo especial de Natal, conseguimos pensar num episódio que, além de ser comemorativo, movesse a história pra frente e afetasse todos os personagens ao mesmo tempo. Esperamos que todo nosso trabalho junto ao Projeto Toninhas auxilie de alguma forma na conservação da toninha — declara o diretor.
Continua depois da publicidade
Essa alegria é compartilhada pela coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas, Daiana Proença Bezerra.
— A toninha encontra-se no nível mais crítico de ameaça de extinção, e torná-la conhecida é um dos nossos grandes desafios. As aventuras da toninha Babi alcançaram um público além do esperado e tem cumprido esse papel de tornar a espécie mais conhecida, não só na Babitonga como em outras regiões do país. Isso nos enche de esperança! Quer data melhor de celebrar isso, que o Natal? — comemora Daiana.
Uma première de lançamento, promovida pelo Projeto Toninhas/Univille, que conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá ocorrer na Univille, no campus de Joinville. A partir das 09 horas do dia 18 de dezembro colaboradores da instituição e estudantes da educação infantil do município se reúnem no anfiteatro para rever a primeira temporada da animação e assistir, em primeira mão, o novo episódio.