A edição 2021 do Campeonato Catarinense não deve ter o recurso de arbitragem de vídeo. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, sem público nas arquibancadas, o custo torna a utilização da tecnologia inviável. O dirigente concedeu entrevista no Debate Diário desta quarta-feira (17).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
— O VAR está contemplado no regulamento. Não no campeonato todo, mas nos jogos finais. Aí depende dos clubes, porque é muito caro. Ano passado não tivemos devido ao custo. Neste ano, se não conseguirmos liberar público, dificilmente teremos arbitragem de vídeo — analisa o mandatário da FCF.
> Debate Diário: entrevista com o presidente da FCF na projeção do estadual 2021
Há muita dificuldade para os clubes, estamos há um ano com a pandemia da Covid-19. É muita despesa e pouca arrecadação
Com a arbitragem de vídeo condicionada à receita do público nos estádios, a perspectiva é de que o instrumento não seja utilizado. A Federação Catarinense de Futebol busca junto ao Governo do Estado a permissão para o acesso às arquibancadas, mas o cenário da pandemia em Santa Catarina impede o avanço. O estadual deve ter estádios vazios novamente.
Continua depois da publicidade
> Figueirense encaminha chegada de goleiro por empréstimo do Internacional
— Todos aprenderam com a finalização do último campeonato dentro da pandemia. Temos protocolo aprovado junto à Secretária de Estado da Saúde e vamos manter. Quanto ao público, o momento é muito difícil. Temos até dificuldade de agenda com o governador, que se dedica à situação delicada no Oeste de SC. Não podemos ter desequilíbrio, se conseguirmos ter público é preciso isonomia para todos — analisa Angelotti.
> Campeão do mundo Sub-17 é a nova contratação do Metropolitano para o estadual
O Catarinense 2021 inicia na próxima quarta-feira (24). Avaí x Juventus, Metropolitano x Figueirense, Criciúma x Hercílio Luz, Próspera x Figueirense, Marcílio Dias x Brusque e Concórdia x Chapecoense são os confrontos da primeira rodada. As 12 equipes se enfrentam em turno único. Os oito melhores se classificam para as quartas de final, enquanto os dois times de pior campanha serão rebaixados.
Leia mais
> Confira os jogos das quatro primeiras rodadas do Catarinense 2021, com data e horário
> Bisneto de fundador do Figueirense reforça o clube no ano do centenário
> Glédson agradece Avaí por renovação e fala sobre ganho de confiança no clube