O cardeal Angelo Scola está na dianteira dos prognósticos papais, com uma vantagem que não tranquilizaria os americanos Dolan e O’Malley, o canadense Ouellet e o brasileiro Odilo Scherer. Foi esse o resultado de uma sondagem conduzida pelo site italiano YouTrend com uma amostra de vaticanistas italianos e internacionais.

Continua depois da publicidade

Segundo o levantamento, o arcebisbo de Milão averba 34% das chances de suceder a Bento XVI, seguido do nova-iorquino Timothy Dolan (10,6%), o primaz do Canadá Marc Ouellet (9,3%), o acerbisbo de São Paulo, dom Odilo Scherer (8,7%) e o capuchinho Sean O’Malley, de Boston (7,9%)

Por fora, correm o filipino Luis Tagle (4,5%) e o húngaro Péter Erdo (3,6%), enquanto há 21,5% de probabilidade do cardeal eleito ser um “outsider”, como o cingalês Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don , o mexicano Francisco Robles de Ortega, o austríaco Christoph Schönborn e o brasileiro Braz de Aviz.

A pesquisa, que teve curadoria de Davide Policastro e Lorenzo Pregliasco, consultou um grupo de especilistas provenientes de 15 jornais e agências de notícias italianas e internacionais, como a AGI, a Associated Press, a Sir, Rai Vaticano, Famiglia Cristiana, ASCA e La Stampa.

Continua depois da publicidade