No primeiro debate do segundo turno, promovido na tarde desta segunda-feira pelos jornais Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina e pela rádio CBN Diário, os candidatos à prefeitura de Florianópolis, Angela Amin (PP) e Gean Loureiro (PMDB), mostraram que as próximas três semanas serão de intenso confronto de propostas em busca dos votos necessários para vencer a eleição no dia 30 de outubro. Além disso, o debate expôs troca de críticas em relação às administrações de Dário Berger (PMDB), que apoia Gean, entre 2005 e 2013 e Cesar Souza Junior (PSD), apoiador de Angela Amin, entre 2013 e 2017.
Continua depois da publicidade
No primeiro bloco, os candidatos responderam questionamentos feitos previamente pela organização do debate sobre temas da cidade, como saneamento e contas públicas. Por sorteio, Gean foi o primeiro a responder, afirmando que pretende exigir da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a execução de obras para melhorar o saneamento e a balneabilidade das praias. Angela Amin, por sua vez, disse que, se eleita, vai rever o Plano Municipal de Saneamento, bem como cobrar da Casan pontos do contrato de concessão entre as partes. Os candidatos também responderam sobre gestão e finanças da prefeitura, com Angela Amin criticando o governo Dário Berger (PMDB), e Gean fazendo críticas ao atual prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD).
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas um ao outro sobre temas livres. Angela Amin perguntou a Gean como o candidato faria para enxugar a máquina pública, se sua coligação tem 15 partidos. Afirmou ainda que Gean teria prometido 20 cargos para um dos partidos de sua base de apoio. Na réplica, Gean disse desconhecer a afirmação de Angela Amin, e se comprometeu a escolher os cargos de sua administração de forma técnica e sem compromisso de cargos com as siglas aliadas.
Em seguida, Gean questionou Angela Amin sobre suas propostas para a área de segurança pública. Ela afirmou que pretende melhorar a iluminação pública e fortalecer os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Na réplica, o candidato garantiu que, se eleito, ampliará o Programa Vizinho Solidário, e firmará um convênio do município com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para garantir melhor iluminação nas ruas e espalhar câmeras de videomonitoramento. Também no segundo bloco, os candidatos falaram sobre a elaboração do Plano Diretor e transparência e uso de novas tecnologias no trato da máquina pública.
Continua depois da publicidade
O terceiro bloco voltou com os candidatos respondendo questões previamente formuladas pela organização do debate. Antes de cada pergunta, um tema era sorteado. Na primeira questão, Angela Amin falou sobre a gestão da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Expôs que, em sua época como prefeita, a situação da Comcap era pior, e prometeu renegociar a dívida da previdência dos servidores da companhia, bem como recuperá-la sem a necessidade de terceirização. Gean afirmou que a Comcap está ficando defasada, e garantiu que trabalhará outros tipos de recolhimento de lixo, como o hospitalar, para ajudar a viabilizar a empresa, além de modernizá-la.
Tema bastante comentando pelos internautas que acompanharam o debate ao vivo no Facebook do Diário Catarinense, a última pergunta do terceiro bloco, endereçada ao candidato Gean tratou de mobilidade urbana e os terminais de ônibus construídos na gestão Angela Amin — e desativados desde então. Gean afirmou que os terminais não têm espaço no futuro da mobilidade de Florianópolis. Angela Amin rebateu, ao afirmar que o Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis prevê a reativação de terminais de integração no Continente.
No quarto bloco, os candidatos novamente fizeram perguntas entre si sobre temas livres. Gean aproveitou o questionamento de um internauta que acompanhava a transmissão ao vivo, e perguntou a Angela Amin sobre os entraves burocráticos para o contribuinte dentro do paço municipal.
Continua depois da publicidade
Na sequencia, Angela questionou Gean sobre saneamento. A penúltima pergunta do bloco foi de Gean para Angela Amin, sobre as obras que a ex-prefeita afirma ter executado na Tapera, no Sul da Ilha. A última pergunta envolveu educação e creches.
No quinto e último bloco, os candidatos falaram da diferença de suas candidaturas em relação ao concorrente.
Leia mais
Checagem de informações e ataque x defesa: os bastidores do debate
Veja mais informações sobre a eleição em Florianópolis
Continua depois da publicidade