A deputada federal Angela Amin (PP) protocolou na manhã desta quarta-feira (11) uma declaração informando sobre um “erro no sistema” que, segundo ela, não permitiu seu voto a favor da PEC do voto impresso durante a sessão de terça-feira à noite. Ela garante que se equivocou durante a votação e que teve problemas ao tentar retificar a posição.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No documento, ela informou que tentou mudar o voto por pelo menos 20 minutos. Além de Angela Amin, um parlamentar do Espírito Santo também relatou problemas ao tentar votar. Segundo Felipe Rigoni (PSB-ES), seu voto foi computado como abstenção mesmo ele sendo contrário ao projeto.
“O problema ocorrido só vem corroborar com o meu pensamento de que nós podemos falhar e os sistemas também”, escreveu Angela Amin na declaração.
Com o voto contrário, Angela e o deputado Pedro Uczai (PT) foram os únicos parlamentares catarinenses em oposição ao projeto.
Continua depois da publicidade
A reportagem tentou contato com a Câmara questionando sobre o erro e o que poderia ser feito. Contudo, não houve retorno até a publicação do texto.
PEC do voto impresso é arquivada
A PEC do voto impresso acabou derrotada pelo plenário da Câmara dos Deputados. Foram 229 votos a favor do texto, 218 contra e uma abstenção. Para aprovação era necessário que ao menos 308 deputados votassem pelo sim.
> Voto impresso tirou das cordas um presidente fraco; era o que Bolsonaro precisava
A proposta previa que o voto seguisse por meio da urna eletrônica, porém, com a impressão de uma cédula de papel, que poderia ser conferida pelo eleitor e utilizada para futuras auditorias da votação.
O texto do relator feito com base na proposta também pedia que a apuração ocorresse exclusivamente de forma manual, com a contagem das cédulas em cada seção eleitoral ao final da votação.
Continua depois da publicidade
Voto auditável: como funciona o processo nas urnas eletrônicas
Leia também
Do Sul catarinense, os três deputados são a favor do voto impresso
Bolsonaro e ministros assistem a desfile de tanques no dia de votação da PEC do voto impresso
Distritão, voto impresso, volta das coligações: o que está em jogo na reforma política