Reservar um imóvel por um curto período nunca foi tão fácil. Seja para uma viagem de negócios ou uma viagem de lazer, as plataformas digitais para experiências de curto prazo em casas e apartamentos, a exemplo do Airbnb e Booking, facilitaram o contato entre hóspedes e proprietários. Esse tipo de hospedagem é conhecido como short stay, e basicamente, consiste em disponibilizar todo o conforto de uma casa por um prazo limitado — o que pode variar de algumas horas até algumas semanas.

Continua depois da publicidade

Esse modelo de negócio pode ser muito rentável aos proprietários, já que é uma forma rápida e segura de hospedagem. No entanto, por ser um modelo novo, ainda há muitas dúvidas sobre como anunciar, fazer a gestão das acomodações e cuidar da experiência dos hóspedes. Para oferecer esse tipo de assistência, e assim, contribuir para a rentabilidade dos proprietários, a startup Anfitriões de Aluguel foi fundada, em agosto de 2018, na capital de Santa Catarina, Florianópolis.

Novidade transformou o mercado

Diante do crescimento de plataformas como o Airbnb, os sócios Marcos Schmidt,  João da Veiga e Anderson Lino, todos naturais de Florianópolis, encontraram uma oportunidade de mercado. A iniciativa começou a partir de uma percepção de Marcos, que atuava como corretor de imóveis e havia concluído uma formação em hospitalidade e turismo. Ele identificou a demanda crescente de proprietários interessados em disponibilizar seus imóveis para hospedagens de curto prazo, mas que não tinham tempo, conhecimento ou disposição para atender a demanda dos hóspedes.

Após ter a ideia, ele chamou os dois sócios: João, com formação em direito, consultoria em investimentos e autodidata em linguagens de programação, e Anderson, técnico em mecânica que também empreendia em uma franquia de limpeza. Com a experiência dos três, eles idealizaram e implementaram os Anfitriões de Aluguel.

— Inicialmente, montamos uma empresa de serviços centralizada, que cresceu para atender até 120 propriedades no início de 2020, quando iniciou a pandemia do coronavírus. Naquele momento, precisamos nos reinventar, estruturando um novo modelo de negócio que se utiliza de economia compartilhada, parcerias locais e base tecnológica para elevar o crescimento e a qualidade de atendimento — conta Marcos. 

Continua depois da publicidade

Atuação da Anfitriões de Aluguel

A Anfitriões de Aluguel atua como uma rede colaborativa, com diversos anfitriões profissionais, que se dedicam exclusivamente para garantir o sucesso da hospedagem. Por isso, eles ficam responsáveis pela segurança, tranquilidade e os rendimentos das propriedades, para os proprietários que querem disponibilizar suas casas e apartamentos na plataforma digital própria da startup ou em outros sites, como Airbnb e Booking.

— Para o proprietário de imóveis que quer rentabilizar sua propriedade pela locação de temporada, os Anfitriões de Aluguel são uma plataforma com camada de serviços que cuida de todo o atendimento online e presencial aos hóspedes. Assim, o proprietário consegue gerar renda sem ter que se incomodar em resolver problemas nas suas horas de descanso — reforça o sócio fundador da empresa.

Para atingir esse objetivo, a startup conecta o proprietário a um co-anfitrião, que cuida de todas as rotinas de recepção ao hóspede, limpeza, gestão de enxovais, manutenção e resolução de problemas. Ainda, a Anfitriões de Aluguel oferece um suporte online, que cuida de anúncios, precificação de diárias, central de reservas, gestão financeira, marketing, treinamentos e atendimento ao co-anfitrião local.

Esses profissionais moram e trabalham na mesma região em que estão as propriedades que eles cuidam, e por isso, eles conseguem chegar rapidamente ao local quando o hóspede ou o proprietário necessitam de auxílio. 

Continua depois da publicidade

Hoje, a Anfitriões de Aluguel é uma das poucas grandes anunciantes do Airbnb no Brasil, que atendem mais de 200 propriedades, e conseguem regularmente o status de Superhost no Airbnb — um reconhecimento oferecido para quem possui os melhores reviews de hóspedes na plataforma. 

Jessica Rosa é anfitriã afiliada há mais de dois anos, e segundo ela, a experiência é única e desafiadora. Para solucionar as demandas dos hóspedes, ela sempre atuou com o amparo da empresa, portanto, sente-se preparada para resolver os desafios diários que enfrenta. 

— Sinto e sei que a empresa impulsionou o meu resultado. Basta olhar para onde eu estava quando comecei e onde estou agora. Eles não só me motivaram, como continuam me motivando a conquistar e evoluir tanto pessoal quanto profissionalmente — comenta a anfitriã. 

Diferenciais para impulsionar a rentabilidade

Hoje, a Anfitriões de Aluguel segue com uma série de estratégias para garantir os lucros dos proprietários que optam por contar com esse serviço. Entre elas, está o uso de técnicas profissionais para preparar as propriedades, para que elas se tornem mais atrativas aos hóspedes, o que inclui home staging, fotografia profissional de interiores e enxoval padrão de hotelaria. Além disso, a empresa distribui seus anúncios nas maiores plataformas online do mercado mundial. 

Continua depois da publicidade

Para garantir a precificação adequada, a empresa utiliza duas plataformas de renome no mercado que permitem definir e ajustar os preços das diárias de acordo com comparativos feitos com anúncios do mundo todo. A empresa também aposta na cultura da excelência de atendimento, incentivando os hóspedes a deixarem bons comentários, o que leva a maiores conversões a médio e longo prazo. Em breve, uma plataforma própria de anúncios será lançada com diversas novidades para o mercado brasileiro. 

Conheça mais sobre a Anfitriões de Aluguel no site da empresa.