O anel viário do bairro Iririú, formado pelas ruas Albano Schmidt, Iririú e Papa João 23 entrou na reta final de implantação esta semana com a execução da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo).
Continua depois da publicidade
Se o tempo não prejudicar os trabalhos, a liberação total do trânsito dentro do novo sistema deve ocorrer no final de semana.
A proposta visa a dar mais segurança e fluidez ao trânsito no bairro Iririú em pontos críticos como no encontro das ruas Albano Schmidt e Iririú (curva do Nereu); trevo do Boa Vista (em frente ao Hospital Regional); cruzamento das ruas Papa João 23 com a Iririú e Prefeito Wittich Freitag; e rua Iririú com Tuiuti e Guaíra.
Depois da implantação de mão única em trecho da rua Albano Schmidt em junho, a última etapa será de fechar o anel com mão única em toda extensão na rua Papa João 23 – desde a rua Iririú até a rua Xavier Arp, próximo ao Hospital Regional.
Continua depois da publicidade
O gerente de Trânsito do Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran), Samuel Luiz Bernardes Gomes, explica que a liberação das ruas se dará aos poucos, na medida em que a sinalização for concluída. O Ittran orienta os motoristas a redobrarem a atenção até assimilarem as mudanças.
– Todos estarão bem orientados pelas placas, pinturas e cavaletes – explicou o gerente do Ittran.
Outra orientação é dirigida especialmente aos motoristas que seguem pelo binário do Iririú em direção ao Jardim Iririú. São duas as opções. A primeira pela rua Tuiuti, logo após a loja Milium. A segunda, de melhor fluidez, será pela rua Papa João 23, onde o motorista deve entrar rua Cerro Verde (primeira à esquerda) e cruzar a rua Iririú, onde há um semáforo, para seguir pela rua Coronel Vieira.
Continua depois da publicidade
Nesta etapa final, o impacto mais significativo e positivo será a implantação de mão única em toda extensão da rua Iririú, desde a chamada Curva do Nereu até a rua Dona Francisca, e também na rua Papa João 23, desde a Iririú até o Hospital Regional na continuação da rua Xavier Arp.
Ainda neste mês, moradores fizeram um protesto no bairro. Eles informam que o congestionamento passou a se formar na rua Senador Rodrigo Lobo.