O pessoal do MIT Media Lab decidiu usar a tecnologia a favor da inclusão. Os beneficiados da vez são os deficientes visuais: o aparelhinho Finger Reader promete transformar qualquer texto em fala.

Continua depois da publicidade

Acoplado ao dedo como um anel, o equipamento escaneia as letras de um texto, seja ele impresso ou digital, e converte tudo para áudio. E nada de esperar: o usuário ouve a passagem na hora.

É claro que, voltado para pessoas cegas e com dificuldade de visão em geral, o gadget também informa quando uma linha começa, quando o dedo chega à margem, entre outras dicas, como detectar e alertar para que o usuário mantenha linha reta com o dedo, da esquerda para a direita, ao longo da página.

O Finger Reader ainda é apenas um protótipo, mas o grupo de pesquisadores já antecipou que ele pode ser lançado comercialmente em um “futuro breve”. Uma das aplicações que pode ajudar as vendas do wearable é a capacidade de traduzir instantaneamente passagens de texto, funcionalidade que se mostraria útil não apenas para os deficientes visuais.

Continua depois da publicidade