Santa Catarina poderá contemplar, nesta quarta-feira (2), o eclipse anular do Sol ou, como é popularmente conhecido, o Anel de Fogo. Na capital catarinense será possível avistar 20% do eclipse, de acordo com o site Time and Date.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, o que faz com que a sombra da Lua não cubra totalmente o Sol, já que ela estará localizada no ponto mais distante da Terra, formando um anel ao redor do satélite natural.
Conforme as previsões, o anel de fogo completo não poderá ser visto no Brasil. No entanto, ele poderá ser visto de forma parcial nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Bahia.
Além disso, ele será visto com a forma anular — ou seja, com o anel completo —, em uma estreita faixa do Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. De acordo com o Observatório Nacional (ON), quanto mais ao sul maior será a área eclipsada.
Continua depois da publicidade
Como observar o eclipse
Para aqueles que pretendem observar o eclipse, é importante estar em um local com vista desimpedida para o oeste, uma vez que o evento ocorrerá próximo ao pôr do sol. Em Florianópolis, o eclipse começará às 16h45min e atingirá seu máximo às 17h40min, enquanto o sol se põe às 18h15min.
Astrônomos do ON alertam para os cuidados necessários para observar o fenômeno. Não se deve utilizar óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros, apenas certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14.
O Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube.
*Com informações de Agência Brasil, Metrópoles e CNN
Leia também
Fotografias mostram “Cometa do Século” brilhando no céu de Santa Catarina