O maior símbolo dos Jogos Olímpicos, sem dúvida, são seus anéis entrelaçados. Com base em um design criado inicialmente por Pierre de Coubertin, cada anel representa um dos cinco continentes e todos ficam ligados para expressar a ideia de união. Descubra mais curiosidades sobre o símbolo por meio desta linha do tempo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Veja a evolução dos anéis olímpicos
Continua depois da publicidade
1913: Nascimento dos anéis olímpicos
Os anéis olímpicos foram desenhados, inicialmente, pelo francês Pierre de Coubertin, e apareceram publicamente pela primeira vez em 1913. Desde o começo, o símbolo consiste em um fundo branco com cinco anéis entrelaçados: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.
1914: Bandeira olímpica
A bandeira com o símbolo conhecido mundialmente foi criada para o Congresso do Jubileu Olímpico, que ocorreu em 17 de junho de 1914, em Paris. O ato comemorou o 20° aniversário do Movimento Olímpico.
1920: Estreia do símbolo
Até então, os anéis não tinham estreado oficialmente nas Olimpíadas. O primeiro hasteamento da bandeira aconteceu nos Jogos de Antuérpia, em 1920. O juramento olímpico foi realizado pela primeira vez, assim como a soltura das pombas brancas.
Continua depois da publicidade
1957: Mudança nos anéis olímpicos
Em 1957, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou uma nova versão que mudou a forma como os anéis se cruzam.
1986: Design gráfico
Em 1986, o COI estabeleceu um padrão de como a versão dos anéis deve ser reproduzida, nesta época, com espaços entre os círculos. Quando usado em sua versão de cinco cores, essas devem ser, da esquerda para a direita: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.
Também é possível usar o símbolo em uma única cor entre essas cinco, ou totalmente em preto ou totalmente branco.
Continua depois da publicidade
2010: O original retorna
Outra mudança importante ocorreu em 2010, quando o símbolo teve suas origens resgatadas: anéis perfeitamente entrelaçados, sem espaços. O modelo é mais próximo do que foi idealizado por seu criador francês.
Leia também
Veja o calendário completo das Olimpíadas Paris 2024
Quadro de medalhas de Paris 2024
Continua depois da publicidade