O havaiano Andy Irons conquistou neste fim de semana o Rip Curl Pipeline Masters, última etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional (WCT 2005), no Havaí.

Continua depois da publicidade

O tricampeão mundial tirou 10 na final, com dois tubos numa mesma onda e uma tentativa de aéreo, e, com isso, garantiu o tricampeonato na Tríplice Coroa Havaiana.

A terceira coroa de Pipe Master do havaiano foi conquistada contra o australiano Mick Fanning (vice-campeão), seu irmão Bruce Irons (terceiro lugar) e Kalani Chapman (quarto).

Com o encerramento da temporada, o cabo-friense Victor Ribas é o único brasileiro no seleto grupo dos top-16 do WCT 2005.

O time verde-amarelo para 2006, além de Ribas, terá mais seis surfistas confirmados: Paulo Moura e Peterson Rosa, que disputaram a temporada 2005, e os classificados pelo WQS: Raoni Monteiro, Adriano de Souza (o Mineirinho), Pedro Henrique e Yuri Sodré.

Continua depois da publicidade

O campeão da temporada foi o norte-americano Kelly Slater, que conquistou em Santa Catarina, durante o Nova Schin Festival, o heptacampeonato mundial.

O confronto de Irons contra Slater não ocorreu porque o norte-americano parou nas semifinais.