Líder do ASP Foster?s World Championship Tour (a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional), o havaiano Andy Irons abriu mil pontos de vantagem na classificação geral ao conquistar o Quiksilver Pro France, encerrado neste domingo, dia 3, com ondas de até 4m em La Nord, no litoral francês.

Continua depois da publicidade

Para evitar o tricampeonato mundial de Andy Irons, o vice-líder Kelly Slater (EUA) precisa ganhar as etapas da Espanha e do Brasil, repetindo o desempenho do ano passado, e ficar na frente do havaiano na última etapa, justamente no Havaí.

A etapa espanhola será entre os dias 5 e 16. Já no Brasil vão ocorrer duas etapas, ambas em Santa Catarina. A primeira na Praia Mole, em Florianópolis, entre os dias 25 e 31. E a segunda, móvel, nas principais praias do litoral barriga-verde, no começo de novembro.

A etapa de La Nord foi a melhor para os brasileiros na temporada. O paranaense Peterson Rosa, o cabo-friense Victor Ribas e o carioca Raoni Monteiro terminaram em quinto lugar na competição.

O jovem Raoni só foi derrotado nos últimos minutos pelo campeão Andy Irons, enquanto Victor Ribas ainda despachou o número 4 do ranking Joel Parkinson antes de ser eliminado nas quartas-de-final por Bruce Irons, vice-colocado em La Nord após fazer final inédita com o irmão Andy.

Continua depois da publicidade

Pelo terceiro ano seguido, Kelly Slater não passou das semifinais na França. Com a única nota 10 do evento e incríveis 19,63 pontos de 20 possíveis, o havaiano Bruce Irons derrotou o hexacampeão mundial nas grandes séries de 2m50cm a 4m de altura.

– Esta é uma das principais vitórias da minha vida. Disputar uma final contra o meu irmão aqui no sul de França em ondas de 10 pés foi fantástico. Foi um dia de sonho e tudo veio em meu favor – disse Andy Irons, que faturou prêmio de US$ 30 mil.