O havaiano Andy Irons conquistou, neste sábado, dia 11, o título do Quiksilver Pro France, oitava etapa do circuito mundial de surfe, realizada na praia de Hossegor, na França. Na final, Irons derrotou o australiano Phillip MacDonald, faturando o prêmio de US$ 30 mil e mais 1200 pontos no ranking. Com o resultado, o atual campeão mundial fica mais próximo do título de 2003.

Continua depois da publicidade

Irons agora soma 6048 pontos contra 5640 do hexacampeão mundial Kelly Slater, que perdeu na semifinal e somou apenas 867 pontos. A quatro provas do fim da temporada, o havaiano está 408 pontos à frente do adversário americano.

Os surfistas brasileiros não foram bem na etapa francesa. Os melhores colocados foram Guilherme Herdy (RJ) e Peterson Rosa (PR), que pararam nas quartas-de-final. Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE), Flávio Padaratz (SC), Victor Ribas (RJ) e Armando Daltro (BA) foram eliminados na terceira fase. Neco Padaratz (SC) e Danilo Costa (RN) sequer passaram da repescagem.

A próxima etapa do WCT será realizada em Mudanka, na Espanha. A janela (tempo previsto para a competição) é de 12 a 24 de outubro.

Continua depois da publicidade