O bicampeão mundial Andy Irons faturou o prêmio máximo de US$ 15 mil oferecido na etapa sul-africana do World Qualifying Series (WQS) 2004, a divisão de acesso à elite do surfe mundial. Na final disputada neste domingo, dia 11, em North Beach, Durban, o número 1 do mundo derrotou o conterrâneo havaiano Roy Powers. O sul-africano Greg Emslie ficou com a terceira colocação, e o norte-americano Damien Hobgood terminou em quarto.

Continua depois da publicidade

As esperanças do Brasil de conquistar o tetracampeonato do Mr. Price Pro levaram um caldo nas semifinais. O pernambucano Bernardo Pigmeu acabou sendo desclassificado e terminou a 16ª etapa do WQS 2004 em sétimo lugar. Com isso, o Brasil ainda perdeu a liderança do ranking para o sul-africano Greg Emslie.

O catarinense Neco Padaratz, defensor do título, não passou da estréia em Durban. Os melhores do mundo seguem agora para Jeffreys Bay, onde nesta terça-feira, dia 13, começa a quinta etapa do ASP Foster?s World Championship Tour (WCT), também na África do Sul.

Com o resultado do Mr. Price Pro, apenas cinco brasileiros aparecem na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para completar a elite mundial do WCT: Neco, Marcelo Nunes, Renan Rocha, Raoni Monteiro e Pigmeu. O próximo desafio do WQS 2004 é o US Open, em Huntington Beach, na Califórnia, que será disputado de 24 de julho a 1º de agosto.

Continua depois da publicidade