Em uma final com vários representantes da nova geração, o experiente Andreas Eduardo, de 27 anos, de Piçarras, faturou no domingo, na Praia Central de Balneário Camboriú, o título do Sul Nativo Surf Pro, válido pela segunda etapa do circuito profissional catarinense de surfe.

Continua depois da publicidade

Na bateria decisiva, Andreas tirou nota 9 em uma onda e totalizou 16,83 pontos, quebrando os recordes da competição estabelecidos na semifinal pelos jovens Thiago Bianchini, de 18 anos, que somou 16,10 pontos, e Jean da Silva, 20, que tirou nota 8,9 em uma onda.

Bianchini e Jean superaram o experiente Guga Arruda e o campeão gaúcho Marcel Miranda, terminando o evento na segunda e terceira posições, respectivamente. John Junior, de 21 anos, de Balneário Camboriú, completando o pódio. Jean manteve a liderança do ranking, com 1.590 pontos. Andreas é o segundo, com 1.360.

– Desde 2002 que eu não vencia um campeonato, mas estava sempre correndo atrás – comemorou Andreas Eduardo, relembrando sua vitória na etapa do Super Surf de Ubatuba. – No ano passado fiz uma final em Saquarema e voltei aos top 16 do circuito nacional. Mas o circuito catarinense vale uma vaga no Super Surf e um convite para disputar a etapa do WCT no Brasil – disse.

O campeão também comentou a estratégia adota na final em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

– Aqui tem muitos prédios, então você tem que marcar o melhor lugar das ondas por eles. Às 6h já estava surfando. E vi que na frente estavam rolando boas direitas. Investi nesse lugar e deu certo. Depois que tirei aquele 9, aí fui lá para onde estavam o Jean e o Thiago, porque os moleques sabem dar aéreo, e eu não podia dar mole, fui impregnar o pico deles – explicou.

Restam duas etapas para definir o campeão do circuito catarinense de 2005. A próxima ocorre entre os dias 23 e 25 de setembro, em Florianópolis, ainda sem praia definida. E a final da temporada vai ser realizada entre 2 e 4 de dezembro, na Prainha de São Francisco do Sul, casa do atual líder do ranking, Jean da Silva. Após Andreas Eduardo na classificação, aparecem William Cardoso, de Balneário Camboriú, e Thiago Bianchini, após as duas etapas realizadas.