André Vechi (DC) foi eleito prefeito de Brusque neste domingo (3) com 27.183 votos. Foram 8.467 a mais do que o segundo colocado, Simas (PP). O resultado saiu mais de uma hora após o fim da votação, quando o relógio marcava 18h29min.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A eleição fora de época ocorreu porque prefeito o Ari Vequi (MDB) e o vice Gilmar Doerner (Republicanos), escolhidos nas urnas em 2020, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Como determina a legislação, nesse cenário, o presidente da Câmara de Vereadores assume o cargo.
Com isso, desde maio, Vechi está à frente da prefeitura de Brusque. Para ficar em definitivo, formou chapa com Deco Batisti (PL) de vice. A coligação que teve apoio do governador Jorginho Melo (PL) levou o nome de “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade”.
Em 2020, Vechi tinha sido eleito vereador com 1.188 votos. Ele é formado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Vechi já se manifestou nas redes sociais sobre o resultado da eleição e agradeceu a confiança do eleitorado.
Molina, o candidato apoio por Ari Vequi, ficou em último lugar, com 5.472 votos.
Posse
Segundo a Justiça Eleitoral, os vencedores devem ser diplomados no dia 21 de setembro e tomar posse no dia 25, em ato possivelmente na Câmara de Vereadores. Os novos prefeito e vice seguem no cargo até 31 de dezembro de 2024, completando o tempo de mandato.
Veja votos recebidos por cada candidato de Brusque
- André Vechi (DC) | 27.183 votos
- Molina do Ari (MDB) | 5.472 votos
- Paulo Eccel (PT) | 15.679 votos
- Simas (PP) | 18.716 votos