Antes de subir no caminhão de som e agradecer pessoalmente pelos 27.183 votos recebidos, André Vechi (DC) deu a primeira entrevista como prefeito eleito de Brusque. Questionado sobre o que será prioridade de governo até o fim de 2024, quando termina esse mandato, ele citou a saúde e a educação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Embora tenha vencido nas urnas neste domingo (3), o administrador de 34 anos está à frente da prefeitura há três meses interinamente, após prefeito e vice eleitos em 2020 terem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Como era o presidente da Câmara de Vereadores, Vechi assumiu o cargo.

— Temos m grandes desafios para enfrentar na área da saúde, com a questão das filas de espera para exames, consultas e cirurgias. Nosso foco e prioridade vai ser a saúde, E vamos avançar com a construção de novas creches — citou o recém-eleito.

Vechi vive uma ascensão meteórica na política.

Continua depois da publicidade

Disputou a primeira eleição em 2020 para vereador e se elegeu com 1.188 votos. Agora, chega à prefeitura de Brusque com o aval de 40,54% dos eleitores. Em números absolutos, fez mais votos do que Ari Vequi (MDB) e o vice Gilmar Doerner (Republicanos) em 2020, quando alcançaram 25.734 votos.

Também viu o segundo colocado na disputa ficar longe nos números: Simas fez 18.716 votos.

A eleição do brusquense, nascido e criado no bairro Limeira, pode ser considerada uma vitória do governador Jorginho Mello (PL), segundo o colunista Ânderson Silva. Vechi é um bolsonarista, teve o apoio dos principais membros do partido no Estado e deve migrar em 2024 pra o PL.

Vechi é formado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Casado, ele venceu tendo como vice o empresário Deco Batisti (PL).

A coligação foi batizada de “Avança, Brusque! Em Defesa da Liberdade”.

Comemoração

Vechi começou a comemorar a vitória por volta das 17h40min, quando o resultado do QRTot (aplicativo da Justiça Eleitoral) o indicou como eleito. O aplicativo que lê os boletins de urna por meio de QR Code foi uma novidade nessa votação e o resultou foi 100% igual ao apurado pelas mídias das urnas. Nesse formato tradicional a vitória só foi confirmada quando o relógio marcava 18h29min.

Continua depois da publicidade

O eleito saiu então em carreata rumo à praça central de Brusque. Antes mesmo de chegar, dezenas de apoiadores o aguardavam eufóricos e com bandeiras nas mãos na rua. Vechi e Deco cumprimentaram o público, receberam abraços e depois subiram no carro de som. Do alto, usaram o microfone para agradecer a confiança dos eleitores.

Veja alguns desses momentos nas imagens do fotojornalista do Santa, Patrick Rodrigues.