O cearense André Silva é o novo recordista da etapa do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe, disputada na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Em mais um dia de ondas tubulares nesta quinta, dia 20, Silva arrancou uma nota 9,5 e registrou 17,33 pontos de 20 possíveis.

Continua depois da publicidade

O cearense superou a nota do pernambucano Sávio Carneiro que, três baterias antes, havia conseguido um 9,0 em outro tudo. Esta mesma nota tinha sido concedida ao paulista Diego Santos, no primeiro dia de disputas em Maresias, nesta quarta-feira.

Após dois dias de disputas no WQS, os brasileiros seguem como os destaques no litoral paulista, já que poucos estrangeiros têm conseguido avançar no evento. Um deles foi o australiano Sam Page, que superou o potiguar Jadson André e o capixaba Dell Gama para passar atrás do pernambucano Sávio Carneiro.

Ele já tinha vindo ao Brasil para competir na Costa do Sauípe (BA) e não conhecia a Praia de Maresias, mostrando-se maravilhado com o lugar.

– É um lugar muito bonito, bastante selvagem, até parece com o Jurassic Park – comparou Sam Page, que também elogiou as condições do mar.

Continua depois da publicidade

A grande expectativa, porém, é para as baterias desta sexta-feira, quando as maiores estrelas do campeonato cairão na água. A inclui os tops da elite do surfe mundial, como o australiano Kirk Flintoff, os sul-africanos Greg Emslie e Travis Logie e os brasileiros Paulo Moura (PE), Peterson Rosa (PR), Victor Ribas (RJ), Marcelo Nunes (RN), Raoni Monteiro (RJ), Renan Rocha (SP) e Bernardo Pigmeu (PE).