A luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen terminou empatada na madrugada de sábado para domingo, em São Paulo. O brasileiro e o norte-americano disputaram cinco rounds de dois minutos cada e após o combate os juízes entenderam que não houve um vencedor. O evento marcou a despedida do “Spider” do boxe no Brasil e também a estreia de Sonnen na modalidade.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Após descartar Vitor Belfort, Popó desafia ator de 63 anos para luta de boxe
A luta principal da noite entre os arquirrivais, categorizada como exibição, começou na madrugada, após outras disputas do Spaten Night Fight, na capital paulista. O evento recebeu celebridades e contou com Seu Jorge cantando na entrada do lutador brasileiro.
Continua depois da publicidade
Silva e Sonnen foram grandes rivais dentro do UFC, a principal categoria de MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas). As lutas entre os dois sempre foram cercadas de muita tensão, provocações e adrenalina, ingredientes capazes de parar o Brasil nas noites de combate.
– Muito feliz de fazer minha última luta no Brasil. É uma mistura de emoções. Última luta no Brasil, mas vou continuar lutando, eu amo muito. Me faz sentir vivo. Apesar de ser algo que faço de maneira secundária, é algo que amo fazer. Ter a oportunidade de dividir esse espaço com meu filho, que me acompanhou quando bebê, e vê-lo lutar, ver todas essas pessoas aqui… Obrigado. – disse Anderson Silva após a luta.
Veja mais: imagens de Anderson Silva antes de lutar com Chael Sonnen
Quem é Chael Sonnen, adversário de Anderson Silva
Chael Patrick Sonnen é um lutador norte-americano especializado em artes marciais mistas (MMA). Nascido em Milwaukie, Sonnen é conhecido pelo apelido Gangster de Oregon.
Continua depois da publicidade
Ele competiu na categoria dos Médios e Meio-Pesados do UFC, e ficou conhecido no Brasil por suas ofensas ao povo brasileiro e pela rivalidade com o Anderson Silva.
Em uma das maiores lutas que teve contra o Spider, Sonnen foi passado por Anderson Silva, que conquistou o cinturão peso médio do UFC em 2010. O duelo recentemente foi eternizado ao ganhar uma vaga no Hall da Fama na categoria de lutas históricas.
No combate, Anderson Silva chegou invicto na final para vencer seu arquirrival. Chael levou os quatro primeiro rounds, e a última esperança do Spider era nocautear o adversário. Assim foi feito, e no quinto assalto o brasileiro aplicou um triângulo que forçou Sonnen a desistir.
Foi nesta luta que Sonnen foi suspenso por doping, por apresentar as proporções entre a testosterona sintética e a orgânica altamente alteradas (17:1— 17 vezes mais que o permitido). O norte-americano deveria ter ficado fora dos ringues por um ano, mas conseguiu reduzir a suspensão para seis meses.
Continua depois da publicidade
Chael se aposentou do MMA em 11 de junho de 2014, depois de ser pego no exame antidoping antes de enfrentar Vitor Belfort no dia 5 de julho do mesmo ano pelo card UFC 175.
O americano é considerado um dois maiores precursores do trash-talk (conversa suja em português) no MMA, uma forma de provocação verbal usada para intimidar os adversários e demonstrar dominância antes das lutas.