Um homem de 45 anos foi preso nesta terça-feira (12) em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, acusado de zoofilia. Ele era procurado pela polícia desde a semana passada, quando a Justiça decidiu mandá-lo para a cadeia por fazer sexo com uma cachorra na cidade de Catanduvas, no Oeste do Estado.
Continua depois da publicidade
Os crimes foram registrados por uma câmera de segurança.
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A delegada Fernanda Gehlen da Silva conta que a investigação começou em fevereiro. Imagens ajudaram a identificar o homem, que por mais de uma vez invadiu o pátio de uma casa, entrou no canil e violentou a cadela. Entretanto, ela argumenta que naquele momento não havia motivos para pedir a prisão do suspeito.
O inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público, que aceitou a denúncia e o processo estava tramitando normalmente. Até que no começo de abril o episódio se repetiu. A Justiça então emitiu uma ordem de prisão, mas o homem já havia desaparecido e órgãos públicos foram alertados da situação.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (12), quando ele apareceu no serviço social pedindo ajuda com uma passagem, acabou preso. A delegada conta que o homem é um andarilho. Em Itapema disse que precisava viajar a Catanduvas, onde cometeu zoofilia, para encontrar o irmão, mas Fernanda diz que ele não tem parentes na cidade.
Agora o acusado vai aguardar decisão da Justiça, se fica no Litoral ou se será transferido ao presídio de Joaçaba enquanto aguarda julgamento. A delegada conta que o alvo do homem era sempre a mesma cachorrinha. O animal foi levado ao veterinário pelos tutores e está recebendo atendimento.
Pena branda
Zoofilia é considerada um crime de maus-tratos aos animais, com pena prevista de dois a cinco anos de cadeia. Uma reportagem recente do Santa mostrou que um a cada 20 casos que chega à polícia em Santa Catarina vira condenação.
Conforme o levantamento, entre 2017 e fevereiro de 2022, a Polícia Civil do Estado abriu mais de 3,3 mil inquéritos envolvendo crimes contra animais. Neste mesmo período, houve 167 condenações na Justiça. Na maioria delas a punição se resumiu a multa.
Continua depois da publicidade
Total de condenações por maus-tratos a animais por comarca entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2022
https://www.datawrapper.de/_/A4oF8
Leia também
> O que já se sabe sobre o caso do serial killer de animais em Campos Novos
> Cão morre arrastado por quilômetros em Indaial; assista ao vídeo