Com cerca da 6 mil habitantes, o município de Anchieta, no oeste de Santa Catarina, foi cenário no último final de semana, das gravações do filme “Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos”, que tem previsão de estreia em 2022 e que contará a história da migração judaica no Brasil. O longa tem direção de Osnei de Lima, do premiado filme “Tributo a Tim Lopes” e “O Casamento de Jacutinga”.

Continua depois da publicidade

> O Gambito da Rainha: família catarinense fala sobre participação na série da Netflix

O personagem principal é interpretado pelo ator Reinaldo Gonzaga. Giuseppe Oristanio, Narjara Turetta, Anselmo Vasconcelos e a apresentadora Daniela Albuquerque, em sua primeira participação cinematográfica, são alguns dos nomes que estarão no elenco.

Giuseppe Oristanio durantes as gravações no município de Anchieta
Giuseppe Oristanio durantes as gravações no município de Anchieta (Foto: Companhia Brasileira de Cinema, divulgação)

Boa parte das filmagens está sendo realizada em Erechim e na cidade de Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul, conhecida como a capital brasileira dos judeus. A cidade catarinense foi escolhida por sua geografia, o conjunto de montanhas e vales foram o cenário para as gravações da história de Abraão e Isaque, em torno de 3700 anos A.C.

> Uma década de audiovisual e a participação feminina no setor em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Durante três dias, os atores e figurantes, ao lado da direção, realizaram filmagens em quatro pontos diferentes do município.

O longa terá quase três horas e descreverá a história do Barão Hirsch, considerado o Moisés das Américas, responsável por salvar milhares de judeus oriundos de todo o leste europeu no século passado. O projeto para a produção do filme é totalmente independente, não dispondo de qualquer recurso público ou lei de incentivo. Com o apoio de patrocinadores locais e de famílias de judeus.

Trailer:

> La Casa de Papel: catarinense registra filmagens da última temporada da série da Netflix