Após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciar que deve antecipar uma das etapas de ativação da internet móvel de quinta geração, o sinal de telefonia móvel 5G pode chegar antes do previsto em oito cidades da região Norte de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Entre elas, estão Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder. Isso porque, com a antecipação da limpeza da faixa de 3,5 GHz, a implantação do 5G poderá começar nas regiões metropolitanas do país, tanto das capitais quanto no entorno das cidades com mais de 500 mil habitantes — como é o caso da região de Joinville.

A decisão foi tomada na última terça-feira (11) e prevê a migração da recepção de TV aberta por antena parabólica, da banda C para a banda Ku. O sinal da parabólica terá de sair de uma frequência que será usada pelo 5G e ir para outra. 

De acordo com a Anatel, a decisão levou em conta os ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção. 

Continua depois da publicidade

Ativação do sinal

Ao G1, a Anatel, por meio de nota oficial, diz que a decisão desta terça não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para ativação do 5G nos municípios menores a partir de 1º de janeiro de 2023, mas abre caminho.

“Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite [os filtros para evitar interferência nos serviços profissionais de satélite]”, informa a Anatel.

5G em Joinville e região

A Prefeitura de Joinville afirma que a cidade está pronta para o 5G, com a legislação necessária aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Adriano Silva (Novo). Com isso, o município depende apenas da liberação da Anatel e das empresas vencedoras do leilão realizarem a implantação da nova tecnologia.

Antes da antecipação das etapas, as outras cidades do Norte de Santa Catarina levariam mais tempo para obter a ativação. Jaraguá do Sul, por exemplo, seria a partir de 30 de junho de 2024, quando estavam previstos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Já a partir de 30 de junho de 2023 seriam as cidades com 200 mil habitantes ou mais e, pelo menos, 25% dos municípios até 30 mil habitantes, sendo 16 municípios aptos na região. 

Leia também

Câmara de Joinville quer mudar regra da renúncia em posse de suplentes de deputado

Bombeiros buscam homem desaparecido em rio que transbordou com chuvas em SC

Joinville Vôlei vai disputar acesso na Superliga C contra cinco equipes; veja tabela