Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central estimam que não haverá outro corte da taxa básica de juros (a Selic) até o final deste ano. Conforme o relatório Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, os especialistas acreditam que a taxa deverá permanecer em 7,50% ao final do período.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, a estimativa era de que a taxa seria reduzida para 7,25% na reunião do Comitê de Política Monetária, marcada para o mês de outubro. Para o fim de 2013, por sua vez, a previsão dos bancos para a taxa básica de juros permaneceu em 8,25% ao ano – o que deve indicar um aumento no decorrer do próximo ano.
Segundo o BC, o mercado financeiro elevou, na semana passada, sua previsão de inflação para 2012. A expectativa subiu pela décima primeira vez consecutiva, passando de 5,26% para 5,35%, distanciando-se, assim, da meta central para este ano. Para 2013, a previsão dos analistas para o IPCA permaneceu estável em 5,50%.
Já a estimativa do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, por sua vez, permaneceu estável em 1,57% na última semana. Para 2013, a previsão dos analistas do mercado foi mantida em um crescimento de 4%.
Continua depois da publicidade