Analistas de mercado esperam por uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que ocorre amanhã e quarta-feira, dia 11. A informação consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com base em projeção de analistas de mercado para os principais indicadores da economia.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. A projeção de redução em um ponto percentual é a mesma há três semanas. Para o final de 2009 e do próximo ano, também foi mantida a estimativa 10,25%.

Na hora de definir os juros básicos, o Copom leva em consideração, entre outros fatores, a trajetória e a expectativa de inflação. A estimativa para a alta da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,66% para 4,57%.

O IPCA é o índice da meta de inflação, estabelecida pelo governo para este ano em 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a inflação estará dentro da meta se ficar no intervalo de 2,5% e 6,5%.

Continua depois da publicidade