A pesquisa Quaest que mediu a intenção de voto de eleitores de Florianópolis nas Eleições 2024 também trouxe dados sobre o interesse e o envolvimento do eleitorado na disputa até o momento. Uma das respostas mostra que seis em cada 10 eleitores entrevistados não sabem quem é o candidato apoiado pelo governador Jorginho Mello (PL) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o levantamento, 62% responderam não saber quem é o candidato apoiado por Bolsonaro e 64% admitiram desconhecer quem tem o apoio do governador Jorginho Mello na disputa. O atual prefeito Topázio (PSD), que tem o apoio de Jorginho e teve o governador e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na convenção do partido em que foi confirmada a candidatura, foi o nome apontado por quem respondeu saber quem é o candidato que representa os políticos. Topázio foi citado por 24% e 23% dos entrevistados, respectivamente. A Dário (PSDB) também sobrou um filão ao ser mencionado por 6% dos eleitores que julgaram ser ele o nome bolsonarista na disputa.

As dúvidas foram um pouco menores quando os eleitores foram questionados sobre o candidato apoiado pelo presidente Lula. Nesse caso, 43% dos entrevistados responderam o candidato Lela, do PT, como o nome apoiado por Lula. Além da semelhança fonética, o candidato petista também tem menção ao presidente no nome da coligação. Ainda assim, 43% também não souberam ou não responderam quem seria o candidato apoiado pelo atual presidente na disputa pela prefeitura de Florianópolis.

O que dizem os números

Ainda que a campanha esteja na fase inicial, há 12 dias na rua, os números da pesquisa Quaest mostram um desafio das campanhas apoiadas por Lula e Bolsonaro na capital catarinense: apresentar-se como os nomes que representam essas lideranças.

Continua depois da publicidade

Apoio cobiçado por candidatos em todo o Estado, com disputas por fotos e vídeos ao lado de Jair Bolsonaro nas últimas vindas do ex-presidente ao Estado, a bênção de Bolsonaro ainda não se revelou explicitamente um ativo eleitoral na campanha de Topázio. Embora o atual prefeito tenha 60% dos votos de quem optou por Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, conforme os dados da pesquisa Quaest, o atual prefeito também recebe votos de quem escolheu Lula naquela ocasião (é o escolhido de 22% destes eleitores) e tem na aprovação do próprio governo um trunfo importante até agora. Topázio tem 50% de avaliação positiva do governo e 65% das intenções de voto dos que consideram que ele merece continuar na prefeitura, segundo os dados da mesma pesquisa.

O dado de que a maior parte do eleitorado da capital desconheça quem são os escolhidos por Jorginho, Bolsonaro e Lula na eleição municipal também pode indicar uma separação de assuntos para os eleitores. Como mostrou o colunista da NSC, Ânderson Silva, 53% dos eleitores entrevistados responderam preferir que o novo prefeito seja independente do que ser apoiado por Lula ou Bolsonaro.

É nos assuntos locais que o atual prefeito tem focado a comunicação da campanha até aqui, sobretudo nas redes sociais, com vídeos de caminhadas e de entregas feitas no governo. O tom da campanha em rádio e TV poderá ser sentido apenas a partir da sexta-feira. Até agora, o atual prefeito não recorreu aos cabos eleitorais de luxo para manifestações públicas de apoio. No entanto, o resultado da primeira pesquisa e uma possibilidade de vitória em primeiro turno pode fazer com que os eleitores que ainda não o reconheçam como candidato apoiado por Jorginho e Bolsonaro se tornem votos estratégicos a conquistar. Os vídeos divertidos e as primeiras propagandas eleitorais na televisão nos próximos dias devem sinalizar se esse será o caminho.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (27) foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC08197/2024.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos candidatos a prefeito de Florianópolis

Leia também

Pesquisa Quaest mostra Topázio na frente e empate técnico entre Dário e Marquito em Florianópolis

Renato Igor: Pesquisa mostra voto não cristalizado e cenário aberto em Florianópolis

Ânderson Silva: Topázio corre por vitória em 6 de outubro e adversários lutam por segundo turno

Como são feitas as pesquisas eleitorais e novas regras em 2024