A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira os pareceres preliminares ao Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos e à Lei do Orçamento Anual (LOA) que determina as finanças do Estado para 2020.

Continua depois da publicidade

A aprovação ocorreu de forma unânime e validou também o cronograma de tramitação das matérias. O relator dos dois projetos, o deputado Marcos Vieira (PSDB), explicou que o PPA prevê todas as ações e obras possíveis em Santa Catarina de 2020 a 2023 e que a previsão de gastos é de mais de R$ 100 bilhões nesse período.

A próxima etapa começa na quinta-feira (24), quando os pareceres serão publicados no Diário da Assembleia. Em seguida, segundo o relator, começa o período para a apresentação de emendas dos deputados estaduais, que irá de 25 de outubro a 20 de novembro.

Segundo Marcos Vieira, o total das emendas equivale a aproximadamente 1% da receita do Estado. Com isso, cada deputado deve ter um valor de R$ 6,3 milhões para indicar em até 35 emendas. Metade delas precisa ser destinada à saúde e um quarto para a educação.

Além disso, os partidos também podem fazer as chamadas emendas de bancada, que por enquanto não são impositivas – o Executivo não e obrigado a executar, ao contrário das emendas individuais.

Continua depois da publicidade

A previsão do relator é de que tanto o PPA quanto a LDO 2020 possam ter os textos finais votados em plenário até 17 de dezembro. Depois da aprovação, os projetos ainda precisam da sanção do governador.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.