A análise de amostras de água da Lagoa do Santo Antônio, em Laguna, deve ficar pronta em até 10 dias. Peritos do Instituto Geral de Perícia (IGP) estiveram no local no sábado, em busca de indícios sobre o líquido vermelho, semelhante a sangue, que foi gravado por pescadores saindo de uma tubulação direto na lagoa.
Continua depois da publicidade
O perito deslocado de Florianópolis disse que o resultado pode ser inconclusivo, devido ao tempo decorrido entre o flagrante em vídeo, quarta-feira, e a coleta da água, no sábado. Também foi realizado um novo teste na tubulação de uma funerária, e o azul de metileno foi parar na lagoa.
A delegada Carolina Quintana Guedes, de Laguna, disse que aguarda os laudos para acrescentá-los ao inquérito policial eu deve ser aberto essa semana. Independentemente se o líquido despejado na água era sangue, ou outra substância, a ligação direta do esgoto com a lagoa já se caracteriza como crime ambiental.
Com o novo teste na tubulação, a funerária foi parcialmente interditada. A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) vetou a utilização da sala da manipulação de corpos, lugar onde foi realizado o teste com o corante azul. O estabelecimento terá que passar por adequação na rede de esgoto.
Continua depois da publicidade