A deputada estadual Ana Paula Lima venceu a prévia do PT neste domingo e é a pré-candidata do partido à prefeitura de Blumenau. Ela recebeu 58% dos votos válidos. O vereador Vanderlei de Oliveira ficou com 42% da preferência dos votantes. Um total de 644 filiados participaram da prévia que se estendeu desde às 9h de domingo, na sede do diretório municipal, na Rua Bertolino Ângelo de Souza.

Continua depois da publicidade

A candidatura só será oficializada durante a convenção do partido prevista para junho, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação ocorreu com cédulas de papel. A apuração dos votos demorou meia hora e os filiados esperaram o resultado do lado de fora do diretório. Nem o sol forte do fim da tarde de domingo desanimou os petistas que se abrigaram na marquise do prédio para esperar. Às 17h35min foi anunciado o resultado pelo presidente municipal da sigla, Odair Andreani. Ele acredita que não haverá racha no partido após a prévia.

Entre Vanderlei e Ana Paula, o clima era fraterno tanto durante a votação, quanto depois da divulgação do resultado. Após o anúncio, os dois trocaram um longo abraço e um beijo no rosto. O deputado federal Décio Lima acompanhou a votação ao lado da esposa Ana Paula. Vanderlei disse que vai se engajar na campanha da correligionária para a prefeitura.

Escolhido o pré-candidato, agora o próximo passo do PT é definir parceiros em coligação. Andreani garante que as negociações estão avançadas com o PP, PDT e PCdoB. Explica que as conversações vão seguir nos próximos dias, agora levando em consideração o nome do PT para disputar a majoritária. O partido cogita também se coligar com outra sigla na proporcional.

Continua depois da publicidade

Representantes do PDT e do PV acompanharam as prévias do PT.