A catarinense Ana Moser assumiu o comando do Ministério do Esporte na manhã desta quarta-feira (4), em uma cerimônia feita em Brasília. Natural de Blumenau, no discurso de posse a ministra citou a cidade natal e falou em estratégias para ampliar a prática do esporte em todo o país.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Essa é uma missão que eu recebo em nome de uma causa, que é garantir o direito de todos ao esporte. Esse foi o pedido feito pelo presidente, fazer uma revolução no esporte, uma revolução do esporte na educação, na saúde, na assistência social, nos municípios — disse Moser durante o discurso.

A ministra ressaltou que um dos maiores desafios é sensibilizar as lideranças e autoridades sobre o potencial do esporte na vida das pessoas, algo que ocorre em alguns locais do país, mas que precisa ser ampliado. Neste trecho da fala, Ana Moser lembrou de Blumenau, cidade maior campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina e que mantém polos de desenvolvimento em mais de 40 modalidades:

— Nós precisamos desenvolver a cultura da prática motora, a cultura da prática esportiva inserida nas famílias, nos bairros, nas cidades. Já temos essa cultura em alguns lugares do país, como por exemplo, em municípios do Sul. Eu sou de Blumenau. Fui uma criança que nasceu no lugar certo, na hora certa, em uma família que me deu condição de ter acesso ao esporte — destacou.

Continua depois da publicidade

Ministra do Esporte, Ana Moser se emociona com foto do pai jogando contra Pelé: “Surpresa”

Na cerimônia, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica apresentou a ex-jogadora de basquete, Marta Sobral, como secretária de Esporte e Rendimento, e o ex-secretário de Esportes de São Bernardo do Campo, professor José Luis Ferrarezi, como secretário de Futebol e Torcida.

O Ministério do Esporte foi recriado no governo Lula, após ter sido transformado em uma secretaria, vinculada ao Ministério da Cidadania, durante o governo Jair Bolsonaro. No último domingo (1º), Lula assinou uma medida provisória (MP) sobre a estrutura de governo e recriou o ministério.

Leia também

Catarinense Ana Moser será a ministra do Esporte de Lula

Ministros de Blumenau chegaram lá sem influência local