A velocista Ana Cláudia Lemos Silva está pronta para disputar a primeira etapa da Diamond League da carreira. Revelada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a velocista cearense disputa neste sábado (1/6), em Eugene (EUA), a prova dos 100 metros rasos, ao lado de campeãs olímpicas e mundiais.
Continua depois da publicidade
– Vai ser minha primeira etapa da Diamond League. Então, como primeiro passo, gostaria de, pelo menos, manter as marcas que venho fazendo no Brasil para não quebrar a sequência de bons resultados – diz Ana Cláudia, recordista sul-americana dos 100 m (11s05) e dos 200 m (22s48).
A velocista já tem índice para o Mundial de Moscou, de 10 a 18 de agosto, nas duas provas, mas quer fazer bonito na estreia em provas da IAAF, a Federação Internacional de Atletismo.
– Eu sei que a prova vai ser muito forte. Minhas adversárias já foram campeãs olímpicas ou mundiais e finalistas olímpicas ou mundiais. Só eu ainda não fui. Mas isso também pode me ajudar a fazer a minha melhor marca em Eugene.
Continua depois da publicidade
A prova dos 100m está marcada para as 13h33min pelo horário de Eugene, 17h33min no horário de Brasília. Entre as adversárias de Ana Claudia estão Shelly-Ann Fraser, bicampeã olímpica da prova; Allyson Felix, campeã olímpica dos 200 m; e Verônica Campbell, campeã mundial em Osaka/2007 e medalhista de bronze na Olimpíada de Londres/2012.
De acordo com o técnico Katsuhico Nakaya, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, é uma boa experiência para a velocista revelada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.
– A Ana vai enfrentar as melhores do mundo, todas mais bem ranqueadas e com tempos melhores do que ela. Vai ser bom entrar na disputa com atletas desse nível, correr ao lado delas e, até, atrás delas. É uma boa oportunidade para ver o que vai acontecer no Mundial, quero que ela chegue a Moscou ambientada, sabendo o que vai encontrar – relata Nakaya.
Continua depois da publicidade
O técnico também ressalta que a velocista não está habituada à rotina e ao cansaço das viagens.
– Foram 10 horas até Chicago, mais quatro horas até Eugene. O bom é que ela está tranquila – disse.
Depois de Eugene, Ana Cláudia disputa o Troféu Brasil, de 6 a 9 de junho, seguido do Sul-Americano de Cartagena, na Colômbia, de 5 a 7 de julho.
– Ela já tem índice para Moscou nas provas individuais, mas quero levar o revezamento para o Sul-Americano e a Ana vai aproveitar para disputar mais alguma prova por lá. Antes do Mundial, vou ver se consigo inscrever a Ana em mais alguma competição internacional – finaliza Nakaya.
Continua depois da publicidade