Revelada em Santa Catarina e atual recordista sul-americana dos 100 metros rasos, a velocista Ana Cláudia Lemos Silva, tem planos ambiciosos. Neste domingo, a atleta do Clube de Atletismo BM&FBovespa disputa a prova mais veloz do atletismo no GP Belém, no Estádio Mangueirão, e tenta quebrar a barreira dos 11 segundos.
Continua depois da publicidade
No último sábado, em Campinas, Ana Claudia onquistou o índice para o Mundial de Moscou na final dos 100 m no Torneio FPA, ao correr a prova em 11seg13, novo recorde sul-americano. Mas na semifinal em Campinas, a velocista correu os 100 metros em 10seg93, marca que não foi validada por causa do vento, acima do limite permitido.
– Sei que tenho condições de fazer isso. Quero correr atrás dos 10seg99 e ser a primeira mulher da América do Sul a fazer os 100 m abaixo dos 11 segundos – garante Ana Cláudia.
A velocista que é natural do Ceará, mas começou no atletismo na pista de carvão da Unesc, em Criciúma, está entusiasmada com o seu atual nível técnico e confiante de que a nova marca pode cair neste domingo, no Pará.
Continua depois da publicidade
– Gostaria que saísse já em Belém. Sou velocista, gosto de dar show, de conquistar resultados. Gosto de brilhar, de representar meu clube, meus patrocinadores. E o clima quente em Belém favorece as provas de velocidade. Além disso, a disputa vai ser bem forte, com a presença de estrangeiras, das melhores brasileiras na distância.Vou buscar os 10seg99. Sei que é muito rápido, mas vou buscar isso – explica.
Temporada
Ana Cláudia conta que a temporada começou muito bem – nas duas primeiras competições que disputou no ano, dois GPs Sul-Americanos no Chile, no início de abril, conquistou quatro medalhas de ouro, duas nos 100 m e duas nos 200m.
– As coisas vão se construindo nos treinos, aos poucos. No período de base, o Nakaya (o técnico Katsuhico Nakaya) me disse que eu ia correr abaixo dos 11seg10. Depois, disse que dava para correr em 11 segundos. Agora, já fala em correr abaixo dos 11 segundos.
Continua depois da publicidade
A velocista também se revela um atleta determina e disciplinada com os treinos:
– É engraçado, porque eu sempre acho que treinei pouco, mas ele me diz que já treinei muito. Eu sempre estou querendo fazer mais, me matar, porque tenho um objetivo, quero resultados cada vez melhores – completa
Para Nakaya, em Belém Ana Cláudia vai ter a oportunidade de comprovar os bons resultados que vem apresentando neste início de temporada.
– A prova vai ser forte, com atletas de qualidade, que estão no mesmo nível do dela. Vai ser bem importante para a Ana disputar esse GP – finaliza o treinador.
Continua depois da publicidade