O jornalismo é uma ferramenta importante para conhecer e valorizar o passado. Por isso, a história sempre está presente nas páginas do jornal “A Notícia”, seja de forma interativa ou em registros documentais. Há mais de dez anos, todos os dias há publicação de uma imagem de Joinville — às vezes, de uma cidade vizinha — resgatando lembranças nos moradores. Intitulada, inicialmente, “Na Memória”, ela tornou-se o “AN Memória” e, por alguns anos, ainda promovia “competições” entre os leitores que podiam adivinhar o endereço ou a função do local que aparecia na foto antiga.

Continua depois da publicidade

Foi assim que Jutta Hagemann, 91 anos, tornou-se uma espécie de parceira da equipe de reportagem: ela raramente errava a resposta. A memória dela uniu-se à dos arquivos do jornal “A Notícia” em muitos momentos em que reportagens históricas eram apuradas, colaborando como fonte e como personagem.

Ela esteve presente nas páginas de “AN” para contar histórias sobre a passagem do Zepellin, os carnavais da Sociedade Harmonia-Lyra, a época de aluna da Escola Conselheiro Mafra e até como era brincar de escorregar — escondida — nos dutos do Moinho Joinville, além de tirar dúvidas e solucionar mistérios que haviam se perdido pelo tempo. A história foi pauta em datas especiais como aniversários da cidade e de suas entidades, ou relembrando momentos importantes, como a passagem do Zeppelin e o centenário da Guerra do Contestado — esta última, com reportagem em três capítulos mostrando o passado e o presente e projetando o futuro.

Assista o vídeo do aniversário de 95 anos do “A Notícia”

O patrimônio cultural de Joinville, assim como as dificuldades para sua manutenção, é assunto sempre presente e, em 2013, virou especial no site e no papel com o Projeto Minha História, meu Patrimônio. Ele continua sendo observado, assim como as unidades de cultura que preservam a história de Joinville, nos museus da cidade que anualmente passam pela “ronda” de “A Notícia”.

Continua depois da publicidade