O aplicativo “Tricolor AN”, lançado no último fim de semana, nasceu de uma parceria entre jornal “A Notícia” e Senai Joinville para deixar os torcedores do JEC atualizados sobre tudo aquilo que acontece com o clube do coração. Sete alunos e dois professores do curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas trabalham desde abril na construção do app, que está disponível para download na Play Store para dispositivos Android (a partir da versão 4.2).
Continua depois da publicidade
O trabalho em conjunto partiu da ideia de realizar uma parceria capaz de aproximar os alunos da instituição com o mercado de trabalho. A criação do aplicativo contou com uma série de encontros, desde visitas da equipe para conhecer o jornal e as ferramentas de trabalho da equipe digital, até apresentações de etapas do projeto e vídeoconferências com profissionais de tecnologia da informação do Grupo RBS.
Leia mais notícias sobre o JEC
– O desenvolvimento do aplicativo trouxe troca de experiências e de conhecimento entre mercado e academia. O resultado é um produto totalmente pensado nos torcedores apaixonados – explica Marina Andrade, editora do “AN” na época e responsável pela implementação da parceria.
Continua depois da publicidade
O professor e coordenador do curso, Nilton Manoel Lacerda Adão, diz que os alunos trabalharam juntos em todas as etapas do projeto – todos tinham que saber fazer tudo – e o maior desafio foi unir uma equipe com profissionais de interesses e qualidades diferentes. O trabalho proporcionou um crescimento para os estudantes, que estavam começando a trabalhar com Android quando assumiram o projeto.
– O processo é muito dinâmico com uma novidade a cada dia. Em poucos meses de trabalho, eles passaram por todas as fases de desenvolvimento de um software e chegaram a um produto profissional aprendendo – comenta.
Para Felipe Valtl de Mello, Francisco Kennedy Nunes Pinheiro, Gabriel Dallo, Jorge Luiz Hess, Kamila Thaise de Oliveira, Lucas Gabriel Rodrigues Simões e Pedro Gustavo Duarte, que são os alunos responsáveis por criar o aplicativo, o conhecimento foi a principal conquista durante a criação do “Tricolor AN”. Eles estão no segundo ano do curso e a um ano de concluírem a faculdade.
Continua depois da publicidade
– O Android é uma tendência no mercado e ter o conhecimento sobre ele é muito importante para mim como profissional. Também é um reconhecimento ter um aplicativo que ajudei a desenvolver disponível no Google Play, com um número tão grande de pessoas que terão acesso a ele – diz Francisco.
Apesar de já terem finalizado a versão do aplicativo, o grupo de alunos agora começa a trabalhar em aprimoramentos para o Tricolor AN.
COMO BAIXAR
O aplicativo está disponível para Android, em versões a partir da 4.2, e pode ser encontrado na Play Store como “AN Tricolor”. É só clicar em “Instalar” e se preparar para ficar bem informado.
Continua depois da publicidade
HOME
Na tela de abertura do aplicativo, o torcedor tricolor tem acesso ao resultado do último
jogo do JEC e ao calendário com as próximas duas partidas. Além disso, encontra
os botões que levam para as seções de “Notícias” e “Tabelas”.
NOTÍCIAS
Na seção “Notícias”, estão todas as matérias com as novidades do Joinville. São resultados dos jogos, análises das partidas, opiniões do colunista Elton Carvalho, além de tudo que acontece no dia a dia do clube. O minuto a minuto das partidas estará disponível dentro das matérias dos jogos que serão publicadas nesta seção.
CONTEÚDO
Ao acessar as reportagens, o leitor fica informado sobre o clube e também pode compartilhar o conteúdo com os amigos torcedores. Em cada texto, há um botão no canto superior direito para compartilhamento nas redes sociais, como Facebook, Twitter e WhatsApp.
TABELA E CLASSIFICAÇÃO
Em “Tabelas”, o torcedor clica em “Série A 2015” e tem acesso ao calendário completo de jogos do JEC no Brasileirão, com datas e horários já definidos pela CBF. Além disso, pode consultar a classificação do campeonato e fazer as contas do que o Tricolor precisa fazer para permanecer na elite do futebol brasileiro.
Continua depois da publicidade