Ampliar o mandato tampão de Pedro Nascimento é uma das pautas da assembleia do Metropolitano, que ocorrerá na próxima terça-feira, no Centro de Treinamentos Romeu Georg. São dois os objetivos, um em curto e outro em longo prazo, conforme consenso entre diretores: o primeiro é garantir que haja gestão no clube para a disputa da Série D neste ano — já que se ninguém quisesse assumir, o clube ficaria sem presidente e o Conselho Deliberativo teria que fechar as portas.

Continua depois da publicidade

O segundo é garantir que o próximo mandatário tenha tempo para a montagem do elenco, diferente do que ocorreu com o próprio Nascimento, que assumiu às vésperas do início da quarta divisão.

— Foi uma decisão que tomamos para continuarmos o nosso trabalho pelo menos durante a Série D. Se eu saísse em maio e ninguém assumisse, a coisa ficaria difícil. Caso a assembleia aprove, eu fico e colaboro mais um pouco —afirma o atual presidente que, pela primeira vez admitiu interesse em seguir (mesmo que por pouco tempo) à frente do Metropolitano.

Outra alteração impactante que será votada diz respeito ao tempo de gestão, que pode passar de dois para três anos, com o objetivo de adaptar o clube às regras do Profut — programa de modernização da gestão e de responsabilidade fiscal do futebol brasileiro.

Utilizar no máximo 80% da receita do clube no futebol profissional, não atrasar salários ou direitos de imagem, regularizar ações trabalhistas, restringir mandatos de presidente a no máximo quatro anos com apenas uma reeleição e comprovar a existência de um conselho fiscal autônomo — entre outros pontos — fazem parte das exigências do programa, conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Metrô, Cesar Deschamps.

Continua depois da publicidade

Na assembleia do próximo dia 9, tem direito a voto sócios-ouro que estão em dia com o clube. Caso a proposta de ampliação do mandato — e como consequência mudança do estatuto — não seja aprovada, o Conselho precisará convocar até o fim de maio a eleição no Metropolitano mesmo em meio à preparação para a Série D do Brasileiro, que inicia em 21 de maio. A estreia do Verdão de Blumenau está marcada contra o PSTC-PR, em casa.