A ampliação no número de leitos no Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tornou o hospital o maior de Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Os 41 novos leitos de internação geral foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (6) e ficam no 11º andar do prédio anexo à unidade, chamado de Complexo Madre Teresa. A unidade passa a contar agora com 428 leitos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
O governo do Estado informou ter investido até o momento R$ 134,6 milhões na construção do complexo. A estrutura tem 15 andares, e dois deles já estão em funcionamento desde março, com o serviço de oncologia. Ainda há previsão de abrir neste ano mais 10 leitos de UTI neonatal.
Quando estiver 100% em funcionamento, o Complexo Madre Teresa terá urgência e emergência, centro de diagnóstico por imagem, ambulatório, banco de leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 leitos de unidade de cuidados intensivos. A estrutura também contará com 12 salas cirúrgicas, além de central de materiais esterilizados e unidade de alta complexidade oncológica.
— Este hospital ficará com mais de 608 leitos quando todo esse complexo estiver ativado. Por isso que precisamos abrir gradualmente para oferecer a melhor qualidade de assistência possível. Até o primeiro trimestre de 2024, queremos ver todo esse bloco em funcionamento para então iniciarmos as adequações do antigo bloco — afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Continua depois da publicidade
Os números
O Hospital Marieta Konder Bornhausen é instituição filantrópica, e atende pelo SUS, convênios e particular. A unidade recebe pacientes de toda a região, mas principalmente das cidades da Foz do Itajaí. Somente este ano, segundo o governo do Estado, já foram prestados 51.260 atendimentos no pronto socorro; internados 20.830 pacientes, realizados 12.400 cirurgias; efetivados 579.361 exames de diagnóstico e 3.359 crianças nasceram na unidade.
Leia mais
Caixa libera saque do FGTS para moradores de Itajaí atingidos por enchente
Itajaí tem 15 dias para detalhar atuação após ação ilegal da PM contra moradores de rua