O enfrentamento da pandemia do coronavírus colocou em xeque os sistemas de saúde do mundo todo. Em Santa Catarina não foi diferente. A melhora veio com a vacinação e as medidas de proteção contra o vírus, que fizeram o número de pacientes com a doença nas UTIs diminuir.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No Estado, no entanto, a situação permaneceu grave em relação às internações. O número de internados seguiu alto e os pacientes se tornaram cada vez mais jovens. O epicentro da crise hoje é a falta de leitos para crianças e bebês.
Por essa razão, a saúde ganhou destaque na disputa eleitoral. A ampliação da oferta de leitos e o fortalecimento da atenção primária são algumas das propostas presentes em todos os planos de governo dos postulantes à chefia do Executivo catarinense.
O fortalecimento do SUS também é um dos focos defendidos por quase todos os candidatos. Entre as proposições está a criação de um hospital em Florianópolis e trazer uma unidade da FioCruz ao Estado.
Continua depois da publicidade
Veja as propostas dos candidatos de SC
Décio Lima (PT)
O candidato do PT propõe o fortalecimento do SUS como estratégia central. Ele cita em seu programa de governo que quer impulsionar projetos já em funcionamento como a rede Cegonha e o Crônicas/Câncer. O ex-deputado federal postula também a oferta de serviços especializados para a população negra e LGBTQIA +.
Esperidião Amin (PP)
Amin quer ampliar a disponibilidade de leitos de UTI infantil e adulto e concluir as obras dos hospitais iniciados e não concluídos. O atual senador também quer implantar uma Central de Regulação Hospitalar.
Gean Loureiro (União Brasil)
O candidato quer ampliar o fortalecimento da atenção primária, acabar com a fila de espera para cirurgias e exames. Ampliar a oferta de leitos de UTI também é uma das ações propostas por Loureiro.
Jorge Boeira (PDT)
Boeira quer articular com o governo federal uma unidade da Fiocruz em Santa Catarina, ele propõe que sejam realizados mais concursos públicos em todas as áreas da saúde no Estado. Outro ponto proposto pelo candidato é o “Saúde Eficiente”, programa com o objetivo de otimizar processos gerenciais em saúde.
Continua depois da publicidade
Jorginho Mello (PL)
Mello diz em seu plano de governo que a saúde é sua principal preocupação como candidato. Ele propõe dar suporte à atenção básica, que é responsabilidade dos municípios, e ampliar serviços médicos especializados para agilizar o atendimento médico de forma regionalizada, reduzindo o que ele chamou de “ambulancioterapia”.
Leandro Borges (PCO)
O candidato fala em aumentar os investimentos na área da saúde com a destinação de mais verbas.
Carlos Moisés (Republicanos)
O atual mandatário fala em intensificar o repasse para a construção de postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento. Ele fala também em implantar o prontuário único na rede estadual e concluir a construção do novo prédio do Instituto de Cardiologia. Outra proposta de Moisés é ampliar a oferta de medicamentos por meio do programa “Farmácia Catarina”.
Odair Tramontin (Novo)
O Novo quer ampliar e difundir a telemedicina, ofertar mais leitos por meio da transformação de estruturas já existentes ou estabelecimento de convênios. Tramontin também quer atrair instituições de pesquisa em saúde para o Estado. O plano de governo fala também em dar apoio institucional e financeiro para os hospitais filantrópicos.
Continua depois da publicidade
Professor Alex Alano (PSTU)
O candidato propõe dobrar o orçamento estadual para a saúde e ampliar o número de atendimentos nos hospitais. Além disso, Alano fala em oferecer acesso ao serviço de saúde para populações como indígenas e transexuais. Ele quer estatizar grandes redes de saúde privadas.
Ralf Zimmer (Pros)
O plano do candidato do Pros fala em construir um hospital de referência para cirurgias onde hoje se encontra a Casa da Agronômica, atualmente destinada à moradia do governador. Ele propõe a realização de mutirões para zerar a fila de cirurgias eletivas.
Saiba tudo sobre as eleições 2022 no vídeo
Leita também
Candidatos ao governo de SC apostam em obras para atrair votos no horário eleitoral
Confira as propostas dos candidatos ao governo de SC nas Eleições 2022
Quem são os marqueteiros dos candidatos que saíram na frente na corrida ao governo de SC