Desde que se aposentou, a indaialense Bernardette Pavanello descobriu a força do amor genuíno que um cão pode oferecer a alguém — especialmente depois que conheceu o caramelo Tião. Aos 66 anos, ela criou um laço tão forte com o cachorro que os dois se tornaram inseparáveis. Mesmo não sendo a dona do animal, toda vez que recebe a visita do companheiro é difícil se desgrudar ou dizer “tchau”.
Continua depois da publicidade
O carinho é tanto que a família decidiu registrar um desses momentos e publicar o vídeo na internet (veja abaixo). Ninguém imaginava, porém, que a explosão de fofura entre dona Dette e Tião fosse contagiar mais de um milhão de pessoas que decidiram parar o que estavam fazendo para apreciar a cumplicidade entre a “vó” e o cão amoroso.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
A cena dos abraços e “lambeijos”, apesar de ser comum na rotina da família, costumava ficar apenas entre as paredes da casa de Bernadette. Todos os dias o cenário é o mesmo, segundo a filha, Daiane Quintino, que é a responsável por Tião.
Isso porque, enquanto Daiane está no trabalho, é com dona Dette que o caramelo passa as tardes e se diverte até a dona voltar. Na hora de se despedir, o cão parece até mesmo uma criança pequena que não quer largar a vó.
Continua depois da publicidade
— Quando ele não vem, eu fico com saudades. E ele também. É só minha filha sair do carro que, ali do portão, ele já corre para cima de mim e me dá “lambeijos”. Onde eu estiver ele me procura para ficar comigo — conta Bernadette.

O vídeo que viralizou no TikTok foi gravado por Daiane no dia 23 de dezembro de 2023. A gravação mostra quando o cão está prestes a entrar no carro, mas volta diversas vezes para os braços de dona Dette, sem querer ir embora da casa da vó.
A cena encantou os internautas e já tem mais de um milhão de visualizações na rede social, um engajamento que foi atingido em poucas horas e surpreendeu mãe e filha.
— Era para ser só mais um vídeo postado no TikTok — revela Daiane.
— E eu fiquei muito assustada porque nunca na minha vida eu fui tão “curtida”. Ficamos famosos — complementa dona Dette, aos risos.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo
Segundo Daiane, a gravação foi feita para mostrar ao marido, Ricardo Pereira, que Tião realmente resistia para voltar para casa quando a dona chegava para buscá-lo, já que o companheiro não acreditava na cena descrita pela esposa.
Foi Ricardo, inclusive, quem adotou o caramelo em julho do ano passado, quando o cãozinho apareceu em frente ao local de trabalho dele, às margens da BR-470. De acordo com Daiane, era como se o marido tivesse sido escolhido por Tião. E não tinha como resistir à doçura daquele cãozinho.
— Ele passou por todo mundo e foi direto no meu marido. Aí passou o dia inteiro com ele. E na hora de ir embora meu marido trouxe junto — conta a esposa.

No dia seguinte, porém, Daiane e Ricardo já tinham uma viagem marcada e, por isso, Tião teve de passar cerca de 10 dias com dona Dette, em casa. Foi ali, durante esse período, que os dois se apegaram e nunca mais desgrudaram um do outro.
Continua depois da publicidade
Hoje, assim como a relação entre “avó e neto”, Bernadette reserva uma gaveta do armário da cozinha apenas com comidas especiais para o companheiro de toda tarde. A mulher faz questão de mimar o cão de pouco mais de um ano porque acredita que, antes de ser adotado, há possibilidade de ele ter sofrido nas ruas.
Ela revela ainda que ter contato com cachorros virou uma verdadeira terapia. Além de Tião, dona Dette tem outros dois cães dentro de casa e confessa que um deles — uma cadela — era, inicialmente, de Daiane.
Entre sorrisos, ela revela o feito como se fosse uma vitória de quem conseguiu manter mais um “neto” por perto, diariamente.
— Eu deixei ela [a cachorra] dormir um dia aqui e nunca mais consegui levar ela embora. A mãe roubou a Nina de mim — conta a filha, aos risos.
Continua depois da publicidade

Atualmente, Tião ganhou até mesmo perfis no Instagram e Tiktok, que são comandados pela dona. Daiane explica que as pessoas passaram a pedir por mais conteúdos do caramelo com dona Dette e, por isso, ela decidiu compartilhar fotos e vídeos pela internet.
A “vó” do cãozinho, no entanto, admite não ter muita paciência para as redes sociais. No auge dos 66 anos, a indaialense prefere aproveitar a vida real ao lado do fiel companheiro durante as tardes felizes em que passam juntos.
Para ela, é isso o que realmente importa, afinal.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Cão abandonado e paraplégico ganha cadeira de rodas e amor de alunos em Blumenau
Barbeiro de Blumenau vence a fome e a violência para se tornar fenômeno do TikTok