Pelo menos no comércio, o amor de namorado vale mais do que o de mãe. Em Santa Catarina, pelo segundo ano consecutivo, o preço médio do presente de Dia dos Namorados supera o gasto do Dia das Mães. A data, comemorada na próxima terça-feira, dia 12, vem se consolidando como a segunda melhor para o varejo, atrás apenas do Natal. Um dos motivos é a abrangência de várias faixas etárias.

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Eduardo Terra, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), observa que cada data comemorativa tem o seu ciclo de vida. E, para ele, é justamente o Dia dos Namorados a que está na melhor fase. O motivo principal, ele brinca, é que amor de namorado não é incondicional. Pelo menos, não como o amor de mãe. O apelo emocional da data e a oportunidade de reconquistar o par estão sendo explorados ao máximo.

Brincadeira ou não, já há uma prova estatística para a máxima citada. No ano passado, os catarinenses gastaram 12% a mais no presente dos namorados (R$ 151) do que no das mães (R$ 135). E, em 2012, a prioridade se repete. Enquanto pretendiam investir R$ 123 na lembrança do Dia das Mães, na do Dia dos Namorados, a intenção é gastar R$ 130, diferença de 6%. A projeção é da Fecomércio-SC.

A gerente de Marketing do Balneário Camboriú Shopping, Aline Righi, reforça a tese do apelo emocional da data, ao afirmar que os prêmios nos sorteios do Dia dos Namorados são sentimentais, para criar uma experiência a dois, enquanto os do Dia das Mães, por exemplo, são mais comerciais. Neste ano, os três shoppings do grupo Westfield no Estado – o Neumarkt, em Blumenau, o Joinville Garten e o Balneário Camboriú Shopping – vão oferecer, juntos, 66 viagens com acompanhante para três resorts.

O valor gasto nesta promoção ficou 10% abaixo do investido na do Dia das Mães. Isto porque a última data está precisando de um empurrãozinho nas vendas, o que não é problema para o Dia dos Namorados. Aline elenca os motivos:

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– O público começa nos adolescentes, de 13 e 14 anos, e, a partir daí, não há limite. Além disso, o número de casamentos aumentou, assim como o número de divórcios, o que, na prática, significa mais relacionamentos e mais presentes. Também, a compra da lembrança, hoje, cabe em diferentes tipos de relação, seja de namorados, marido e mulher e até de ficantes – analisa.

A maior motivação da publicitária Débora Bittar para presentear o marido Fabiano Bittar no Dia dos Namorados, por exemplo, é a tradição mantida pelos pais, casados há quase 40 anos e que nunca passaram um ano sequer sem comemorar a data com presentes e programas especiais. A atriz e produtora Milena Moraes acrescenta outro atrativo: as promoções. Neste mês, Milena saiu de uma loja com uma nova calça. Não para o namorado, mas para ela. Sinal de que nem os solteiros ficam fora das estratégias do varejo.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Sérgio Medeiros, afirma que, apesar do resultado negativo no varejo nos últimos dois meses deste ano, a projeção das vendas no Dia dos Namorados é positiva: 5,5% em relação à mesma data em 2011.

Casados também festejam a data

O jogador de vôlei Fabiano Bittar e a publicitária Débora Bittar são marido e mulher há nove anos, mas, assim como os pais de Débora, “casados há milênios”, como ela diz, voltam a ser namorados no dia 12 de junho.

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– O presente da data não se limita a um objeto de valor. Além dele, gosto de investir em momentos juntos – conta a publicitária.

O casal admite que costuma gastar mais com o Dia dos Namorados do que com o das mães. A primeira razão é acrescentar programas especiais à lembrança. E todas as opções, segundo ela, desde uma diária em um hotel até a conta do restaurante, não saem por menos de R$ 100 cada. O presente das mães, por outro lado, geralmente é comprado em família.

Eles sempre escolhem comemorar a data dias antes ou depois do 12 de junho para evitar as filas e a demora no atendimento. Os presentes já estão comprados. Fabiano vai ganhar um relógio, que custou cerca de R$ 200, e Débora, um anel. O preço da joia Fabiano preferiu não revelar, claro.

A publicitária optou pela comodidade e comprou o relógio no shopping. Na pesquisa da Fecomércio-SC, o comércio de rua prevalece como favorito no Estado (64% das respostas). Mas, em Florianópolis, shoppings e lojas de rua estão bem equilibrados: 49,6% dos entrevistados vão fazer compras para a data no comércio de rua, e 53,5%, nos shoppings.

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Na análise do gerente-geral do Iguatemi da Capital, José Leal, a importância da data aumentou tanto porque tem um apelo muito forte entre o maior público consumidor, que são os jovens, e os casais entre 30 e 40 anos. Leal afirma que o gasto médio por consumidor na data do ano passado foi de R$ 560.

Já a gerente de Marketing do Floripa Shopping, Monica Freitas, destaca a variedade de lojas que a data atinge. Além disso, as promoções têm ficado melhores. Neste ano será sorteada uma viagem a Paris. Na avaliação da Associação Catarinense de Shopping Centers (Acasce), os estabelecimentos vão faturar 15% a mais do que em 2011.

O gerente de Marketing do Beiramar, Julio Cesar Geesdorf, diz que o tíquete médio do shopping é R$ 20 mais alto do que o do Dia das Mães. Explica que, nesta ocasião, são dados presentes eletrônicos e produtos de valor simbólico, diferentemente do segundo domingo de maio, quando roupas são os artigos mais vendidos.

Romance até no cardápio

O alto valor sentimental do Dia dos Namorados movimenta especialmente o setor varejista, mas não somente. O desejo dos casais de aproveitarem a ocasião aquece também a rede hoteleira e, ainda mais, a gastronômica.

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Como analisa o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Eduardo Terra, a data é encarada como uma oportunidade de renovação do relacionamento. E é aí que todo mundo sai ganhando. Os restaurantes que se preparam para a noite dos namorados costumam ficar lotados.

Por exemplo, o Joy Joy Bistrot, no Centro Histórico de São José. Segundo a dona e chef do estabelecimento, Joyce Francisco, mesmo com a abertura de um espaço extra, para 27 lugares, as reservas, que começaram no dia 25 de maio, acabaram na terça-feira da semana passada, 5 de junho.

No dia, o cliente poderá escolher entre duas opções de cardápio, especialmente pensadas para os namorados, até nos títulos: o menu L’Amur e o Passion. No primeiro, paleta de javali com molho de frutas vermelhas e papillote de salmão. No outro, um mignon ao creme de cogumelos envolto em massa folhada, além das entradas e sobremesas. Joyce destaca que os pratos levam algum ingrediente ou condimento afrodisíaco. O sabor, um tanto salgado apenas no preço: R$ 140 por pessoa, sem bebidas.

O presidente da Abrasel, Fábio Queiroz, afirma que, para os estabelecimentos mais sofisticados, que focam no período noturno, a data é considerada a mais importante do ano. De acordo com ele, o faturamento aumenta até 150% frente à média dos outros dias. Além da comida especial, os locais investem na decoração e em mimos para os casais. O Joy Joy dará uma rosa para as mulheres e taças de espumante para o casal.

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A rede Outback tem o dia 12 de junho como data em que mais serve refeições no mundo. O restaurante de Florianópolis vai colocar mesas nos corredores do Beiramar Shopping e contará com um fotógrafo para publicar as imagens dos clientes em redes sociais.