Crianças que têm apoio das mães antes de ingressarem na escola podem aprender mais e melhor. Foi isso que concluiu um estudo feito por Joan Luby, autora de diversas pesquisas sobre depressão na infância e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Imagens do cérebro de 127 crianças que participaram do estudo foram analisadas por Luby e seu grupo de pesquisa e a conclusão foi clara: o hipocampo das crianças que tiveram uma relação mais afetiva durante a idade pré-escolar aumentou significativamente até a adolescência.
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O hipocampo fica dentro do lóbulo temporal central do cérebro. Entre as funções do órgão está regular as emoções e a memória, principalmente a de longo prazo. Outros estudos já comprovaram que quem sofre um dano nessa área pode ter sérios problemas de memorização.
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As 127 crianças participaram da pesquisa desde a idade pré-escolar até a adolescência. Na primeira fase, os pesquisadores deram alguns desafios às mães e filmaram como foi a interação entre elas e as crianças. Uma das atividades consistia em a mãe completar uma tarefa solicitada pelos pesquisadores, como cozinhar. Ao mesmo tempo, as crianças recebiam um presente que só podia ser aberto depois de a mãe ter finalizado o trabalho.
As mulheres que conseguiram ter mais autocontrole e completar a ação, enquanto ofereciam algum tipo de apoio emocional ao filho, foram classificadas como mais afetuosas.
Além disso, periodicamente, todas as crianças foram submetidas a exames de ressonância magnética no cérebro. Esse material foi fundamental para a realização da pesquisa, pois mostrou o desenvolvimento cerebral das crianças. O hipocampo daquelas que tiveram mais apoio das mães cresceu mais do que o das crianças cujas mães foram menos atenciosas.
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– O estudo sugere que a idade pré-escolar é um período sensível, quando o cérebro responde mais ao apoio maternal – disse Luby.
Os pesquisadores classificaram como interação menos amorosa quando as mães tinham ações punitivas ou ignoravam os filhos durante o teste. A resposta veio nas imagens do cérebro das crianças. O hipocampo das que tiveram menos apoio tinha tamanho médio duas vezes menor do que as crianças que receberam interação mais amorosa.
– O apoio materno precoce afeta o desenvolvimento do cérebro da criança. Sabemos também que dar apoio aos pais pode ter um impacto positivo sobre outros resultados comportamentais e adaptativos em crianças – apontou a pesquisadora.
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