Esperidião Amin (Progressista) foi o quinto candidato mais votado para o cargo de governador de Santa Catarina nas Eleições 2022, neste domingo (2). O candidato, que já foi eleito chefe de Estado em 1983, fez pouco menos de 10% dos votos neste ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Amin acompanhou a votação de sua casa no bairro Bom Abrigo, em Florianópolis. Ele está acompanhado da esposa e dos filhos. Na última pesquisa divulgada pela NSC, na sexta-feira (30), o candidato do partido Progressista aparecia em 5º lugar, colocação que se confirmou com o fim do 1º turno.
Ele votou pela manhã, acompanhado do assessor, na Escola Estadual Presidente Roosevelt, no bairro Coqueiros, em Florianópolis.
— É evidente que o voto foi deslocado integralmente para o partido do presidente da República. Não sei se foi o medo do resultado, mas o fato é que todos nós fizemos nossa obrigação livremente. O eleitor decidiu e vamos em frente, isso é democracia. Eu posso reclamar, mas nunca tentar contrariar o resultado da urna, que é o voto do cidadão — afirmou o candidato à CBN Floripa.
Continua depois da publicidade
Segundo o que analisou, o momento é de “celebração pela democracia, que amadureceu”.
— O povo escolheu, temos que respeitar os votos — disse.
Amin não confirmou apoio a outros candidatos no segundo turno. De acordo com o que comentou durante live da CBN Floripa, o assunto pode ser tratado a partir da segunda-feira (2).
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
SC registra 37 crimes eleitorais na manhã das Eleições 2022, diz PM