Entre objetos de trabalho, doces e muita cachaça, familiares e amigos do agricultor Affonso Lütke, que mora no pé da Serra Dona Francisca, em Pirabeiraba, zona Norte de Joinville, comemoraram com ele o aniversário de 95 anos.

Continua depois da publicidade

Ah, mas a cachaça, produto fabricado na propriedade de Lütke, não chegou a ser consumida. Ficou fechada, exposta em dezenas de garrafas espalhadas nas prateleiras do galpão onde foi realizada a festa.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O encontro foi, na verdade, um Früstück, tradição germânica de lanchar que a Fundação 25 de Julho quer retomar e transformar em um hábito de todas as ocasiões especiais da cidade.

Além dos familiares, o agricultor recebeu a visita de três convidados ilustres: Eugênio Bergmann, 95 anos; Joaquim Poltronieri, que completa 98 em agosto; e Arcílio Brüske, 88. Eugênio e Affonso são amigos há 90 anos: criaram-se juntos desde os primeiros anos de escola.

Continua depois da publicidade

Em um dos momentos mais emocionantes, Eugênio leu versículos de uma Bíblia com mais de 150 anos. Em alemão, claro. O texto (Salmos 90: 10, 12) foi mais um detalhe da importância da longevidade com saúde e sabedoria:

– Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

– Para todos nós, do meio rural, esse encontro é um momento muito importante – disse o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet.

Segundo ele, há um grupo de pessoas com idade entre 90 e 100 anos no meio rural que precisa ser valorizado, reconhecido. Mesmo com chuva, a comemoração durou o dia todo na propriedade dos Lütke.

Continua depois da publicidade