Depois de se perderem enquanto faziam uma trilha em Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, duas amigas viralizaram na internet ao publicar um vídeo do momento em que foram resgatadas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros. A situação inusitada arrancou risadas dos internautas e, até a tarde desta quinta-feira (5), o registro já tinha quase 1,5 milhão de visualizações no Tiktok, conforme informações do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região direto no Whatsapp
Letícia Zimmermann, de 23 anos, é professora de yoga e estudante de dança. Ela foi uma das envolvidas no pequeno imprevisto que, no fim, terminou bem. Na legenda do vídeo, a jovem escreveu: “Quando você vai fazer uma trilha com sua amiga, ambas se perdem e precisam ser resgatadas de helicóptero”.
As meninas estavam na trilha do Pico da Teta, no dia 2 de janeiro, quando precisaram acionar os socorristas às 14h40min, segundo o relatório dos bombeiros. Ao g1, Leticia afirmou que faz trilhas desde pequena e, até então, nunca havia se perdido durante um percurso.
— Quando a gente viu que os bombeiros não encontravam a gente, ficamos preocupadas, principalmente porque já estava anoitecendo — relembrou a jovem.
Continua depois da publicidade
Ela também conta que iniciou o percurso por volta das 13h e estava com outros dois amigos. Quando chegaram ao final da trilha, um deles decidiu seguir até uma área de pedras, mas as duas garotas resolveram ficar.
Letícia relatou ainda que, ao retornar, o amigo voltou pelo sentido contrário da trilha, em uma outra decida que havia por ali. Eles conseguiam se comunicar apenas aos gritos enquanto ela e a outra garota tentavam seguir a voz do jovem. Porém, o trajeto contava com caminhos alternativos e as duas começaram a perceber que a descida ficava cada vez mais íngreme.
— Não existia mais caminho nem trilha, a gente estava, literalmente, abrindo um caminho para passar. Sem falar que estava tão íngreme que tinha momentos que ficávamos penduradas — comenta.
Assim, o amigo das jovens, que também estava preso na mata fechada, decidiu acionar os bombeiros. Ele foi encontrado pelos socorristas por volta das 16h30min, já as meninas foram achadas por um profissional que fazia buscas por terra, às 18h30min. O resgate durou mais de duas horas.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo que viralizou na internet
Orientação dos socorristas
Para evitar casos semelhantes e não colocar a vida em risco, a cartilha do Corpo de Bombeiros orienta que a população escolha fazer trilhas com apoio de guias. Por isso, para manter a segurança nesse tipo de atividade, os socorristas também aconselham:
- Evitar fazer em tempo chuvoso ou enquanto o terreno estiver molhado
- Não levar crianças
- Ter preparo físico compatível com a dificuldade do percurso
- Avisar os parentes e amigos que irá fazer a trilha, informando a duração e o percurso
- Calcular o tempo para ir e voltar ainda durante o dia
- Levar um telefone celular com a bateria carregada
- Portar água e alimentação leve
- Não tentar atravessar um curso d’água que ultrapasse a linha da cintura ou tenha correnteza
- Utilizar calçados adequados
- Ter cuidado ao se aproximar de locais muito íngremes para tirar fotos, apreciar a paisagem ou pescar
- Não tentar manipular animais peçonhentos
Caso a pessoa se perca, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e enviar a localização pelo celular para facilitar a chegada das equipes de socorro. Se isso não for possível, a orientação é permanecer no local onde está para evitar desgaste físico e não se afastar ainda mais do início do percurso.
Leia também:
Blumenau segue em clima de Natal e mantém atrações para o público em janeiro; confira
Praia alargada de Balneário Camboriú amanhece com “lagoas” e peixes mortos; veja fotos