Para muitos usuários de smartphones nos Estados Unidos, usar o aparelho para falar faz parte do passado. Estudo publicado nesta terça-feira mostrou que os americanos usam seus smartphones durante quase duas horas – 114 minutos – por dia, em média, das quais apenas um quinto dedicam a ligações. Do total do tempo gasto com smartphones, os usuários destinam 23 minutos a ligações, vinte a mensagens de texto, 18 aos e-mails, 16 a visitar sites na internet e 11 a redes sociais.

Continua depois da publicidade

– É alto o nível em que os consumidores utilizam seus smartphones, principalmente como centros de confluência de dados, muitas vezes abrindo mão do propósito tradicional dos dispositivos -disse Shawn DuBravac, economista chefe da Associação de Eletrônica de Consumo (CEA, na sigla em inglês), que encomendou a pesquisa. – Os celulares inteligentes se transformaram no visor da nossa vida digital. A evolução do uso dos telefones inteligentes tem implicações incríveis para o futuro – acrescentou.

Segundo a pesquisa, 66% dos consumidores online dos Estados Unidos informaram ter um smartphone em agosto de 2013, e quase a metade (45%) de todos os consumidores preveem comprar um nos próximos 12 meses. Entre os que não têm celular inteligente, 61% esperam comprar um em algum momento no futuro.

– Com o aumento do percentual de donos (de smartphones) é de se esperar que em alguns anos apareçam os sinais iniciais de saturação do mercado – disse Kevin Tillmann, analista de pesquisas sênior na CEA. – No entanto, as perspectivas a curto prazo de compra e atualização dos consumidores continuam sendo brilhantes para estes dispositivos, um sinal positivo de que o mercado dos celulares inteligentes continuará crescendo com novos proprietários em 2014 – acrescentou.

Três quartos dos proprietários de celulares inteligentes informaram ter consultado aplicativos de previsões meteorológicas, as mais usadas entre usuários de smartphones. Cerca de 60% utilizam aplicativos de redes sociais, enquanto 57% usam as de games, 55% as de navegação. A pesquisa da CEA também mostrou que 53% utilizam seus dispositivos para fazer compras online. Deles, 35% preferem a experiência web móvel de usar o aplicativo correspondente (32%) ou o site web completo (32%). As descobertas provêm de um estudo de acompanhamento de mais de 1 mil adultos de maio a agosto. A CEA destacou que a margem de erro não pôde ser calculada porque o estudo se baseia em pessoas que se autosselecionaram para participar.

Continua depois da publicidade